Acessibilidade

10 filmes e séries que podem te ensinar lições importantes sobre dinheiro (parte 2)

27 de maio de 2021

10 filmes e séries que podem te ensinar lições importantes sobre dinheiro (parte 2)

27 de maio de 2021
Ver informativoVer informativo

10 filmes e séries que podem te ensinar lições importantes sobre dinheiro (parte 2)

26/5/2021

Da última vez que falamos sobre cinema, elencamos 5 séries/filmes incríveis que mostraram grandes lições sobre dinheiro, investimento, empreendedorismo e até boas dicas de vida. Desta vez, voltamos com a parte 2 dessa lista incrível, que promete divertir, emocionar e, quem sabe, até te inspirar mais na hora de escolher onde colocar seus ganhos. Já colocou a pipoca pra estourar? Vamos lá!

Alerta de spoiler!

Fome de Poder (2017)

Quem é fã de fast food e gosta do estilo de Marketing da grande rede McDonald's vai se deliciar com essa obra estrelada por Michael Keaton e dirigida por John Lee Hancock. Com uma estética impecável, cuidado nos detalhes e uma trama envolvente, o filme mostra toda a trajetória da marca de hambúrgueres e como eles revolucionaram a experiência de servir lanches no mundo inteiro.

Além de te despertar loucas vontades de sair da dieta, a narrativa comprova a razão pela qual o filme fez tanto sucesso na época e figura firmemente como uma boa opção para os aspirantes a empreendedor - ou até mesmo para quem quer investir tempo em um ócio de qualidade. Detalhe: a trilha sonora é mais gostosa que o molho extra da sua batata frita. Comprove.

Aprendemos que: para empreender e investir seu dinheiro, muitas vezes, é necessário, além de conhecimento técnico, agressividade comercial e visão a longo prazo. Uma marca sem uma gestão forte e que olhe para o futuro pode estacionar em um platô permanente, sem crescimento - e sabemos que dinheiro parado não cresce. Além disso, devemos desconfiar de qualquer um oferecendo soluções aparentemente muito fáceis. O que vem fácil, vai fácil.

O Gambito da Rainha (2020)

O impacto midiático dessa série original da Netflix foi tão grande que conseguiu aumentar as buscas por "Xadrez" no Google de forma impressionante! A obra americana, dirigida por Scott Frank e Allan Scott, estrelada pela fantástica Anya Taylor-Joy, tem uma narrativa fácil de se acompanhar, com mescla doses de superação, romance, aventura e muita tensão com as partidas difíceis de xadrez vencidas pela protagonista.

Todos os 7 episódios foram baseados em um livro de ficção, de mesmo nome, publicado em 1983 e escrito por Walter Trevis. Conta a história da jogadora de xadrez Elizabeth Harmon e da sua ágil ascensão - e talento nato - no meio, até então, dominado por homens, dividindo a tela com parte da sua vida pessoal, seus vícios e traumas. Sua relação com sua mãe adotiva é um dos pontos altos da obra e é aí que está a lição que tiramos sobre investimentos.

Aprendemos que: o retorno financeiro pode vir de, literalmente, qualquer lugar. A mãe da protagonista percebeu as possibilidades de lucro e resolveu explorar o talento da filha, que aceitou ser empresariada. O resultado foi uma carreira meteórica e muito dinheiro para a família. Abra bem os olhos e perceba o que está ao seu redor. As oportunidades estão em todo lugar!

Orange Is The New Black (2013)

Dirigida por Jenji Kohan, a série foi vencedora de diversos Emmys durante os anos que foi exibida. A trama gira em torno de Piper Chapman (Taylor Schilling) e a sua sentença de 15 meses de prisão após o seu envolvimento com tráfico de drogas. A sua entrada na Penitenciária Feminina de Litchfield muda sua vida, pois precisa reconstruir amizades e entender como funciona o mundo e as regras dentro do sistema prisional norte-americano.

A série é daquelas que apresenta muitos personagens com histórias que vão se desenrolando no decorrer dos episódios. Ao fim de cada temporada, você provavelmente já terá se apaixonado por diversas personagens. São atuações e histórias pra lá de cativantes. Destaque especial para as atuações de Uzo Aduba, Natasha Lyonne, Kate Mulgrew e Danielle Brooks.

Aprendemos que: você não tem como prever o futuro, mas tem que estar preparado para o que vier. Por isso, mantenha uma reserva financeira, antes mesmo de qualquer investimento. É ela que vai te tirar do sufoco - que, às vezes, pode ser maior do que você imagina.

As Golpistas (2019)

Filme obrigatório para quem é fã da cantora e atriz Jennifer Lopez, mas também indicado para aqueles que gostam de uma obra movimentada, com trilha sonora empolgante e uma narrativa que te faz torcer pelas bandidas da história. O cenário é: no meio da crise financeira de Wall Street em 2008, dançarinas de strip vislumbram uma nova possibilidade de encher o seu próprio bolso - ao invés de continuar recebendo baixas comissões do seu atual empregador.

O pulo do gato, na verdade, é a maneira pouco usual descoberta pelas garotas: conhecem os ricos rapazes, saem para beber, "batizam" a sua bebida e o fazem gastar pesado no cartão de crédito, deixando um grande lucro para o bar - e para elas, também. Detalhe: o filme é baseado na história real de Samantha Barbash que, inclusive, processou Jennifer Lopez na época.

Aprendemos que: é nas dificuldades que conseguimos enxergar possibilidades de fazer mais dinheiro. Veja bem o ambiente no qual você está inserido e tire um tempo para avaliar. Questione-se, sempre: que saídas eu posso propor para conseguir guardar mais um dinheiro na minha reserva ou até vislumbrar uma nova chance de investir. É no escuro que as grandes ideias se acendem!

Eu me Importo (2021)

Quentíssimo, lançado em fevereiro deste ano, esse filme original da Netflix chega atendendo ao clamor dos fãs da grande Rosamund Pike, super lembrada pela atuação perfeita em Garota Exemplar. Obra dirigida por J. Blakeson, é daquelas que te fazem amar odiar a protagonista, uma cuidadora de idosos profissional, mas que gerencia uma corporação que visa arrancar cada centavo dos que são controlados por ela.

A obra mostra personagens marcantes, atuações impecáveis, muita ação e diálogos memoráveis. Há um mix de cenas com conversas frias, que te tiram do sério pela maldade, assim como há sequências de tirar o fôlego de qualquer um, com direito a perseguições, explosões, doses de violência e escapes alucinantes de Pike, que faz tudo isso sem descer do salto - literalmente.

Aprendemos que: manter uma reserva financeira para não depender de ninguém no futuro é sempre a melhor saída. Ser independente, na melhor idade, e saber administrar os seus recursos da melhor forma é uma ótima maneira de ser dono do próprio nariz e não se deixar levar por falsas promessas.

Conta pra gente: quais dessas você já viu? Gostou? Odiou?

E sobre as lições envolvendo dinheiro, conseguiu ter insights?

Vamos conversar!

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.