Acessibilidade

101 anos de muita ética e competência

11 de março de 2021

101 anos de muita ética e competência

11 de março de 2021
Ver informativoVer informativo

101 anos de muita ética e competência

10/3/2021

Uma homenagem à nossa Participante Anísia que, descansou aos 101 anos, deixando um grande legado

Quando entrou para o quadro de funcionários do Banco do Nordeste em 1954, Anísia Daltro da Silva não fazia ideia da célebre carreira que iria construir ao longo de 32 anos dedicados ao banco. Fora do BNB, também foi professora universitária em Salvador, colecionando grandes admiradores. Anísia descansou em fevereiro deste ano, mas seus 101 anos vividos são lembrados com muito carinho pelas pessoas que tiveram a honra de aprender um pouco com ela.

No Banco do Nordeste, ingressou na equipe do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) e também foi chefe da CARIN (Carteira Industrial) por muitos anos, na qual se aposentou em julho de 1986. O nosso Participante e ex Diretor Presidente da Capef Isaías Matos nos contou, em depoimento, como era trabalhar com a amiga.

“Ela era conhecida e admirada por sua competência, cuja referência ampliou a percepção da grandeza e importância do BNB. Trabalhar sob sua coordenação era uma oportunidade de aproveitar a experiência de uma das fundadoras do Banco, de que se orgulhava, com muita propriedade”, lembrou.

Além de sua carreira como bancária, Anísia também dedicou muitos anos a sua vida acadêmica. Com dois mestrados na Universidade de Michigan, ela foi professora dos cursos da UFBA e da UNIFACS. Sua trajetória de contribuição acadêmica e profissional à UNIFACS lhe rendeu o título de Doutora “Honoris Causa” em Desenvolvimento Regional, recebido no ano de 2019 em homenagem aos seus 100 anos de vida. Seu trabalho também foi reconhecido e homenageado pelo Conselho Regional de Contabilidade da Bahia em virtude dos 68 anos dedicados à vida contábil.

Todos que conheceram Anísia recordam rapidamente de sua postura e dedicação com toda sua equipe. “A retidão em sua conduta ética e a defesa de fundamentos técnicos foram características marcantes de sua trajetória no BNB e ficam como grande legado para todos nós”, conta Isaías.

A vida de Anísia é uma inspiração de maestria para todos que contribuem com o desenvolvimento do Banco do Nordeste.

Em nome de todos que fazem a Capef, desejamos à sua família e amigos nossas sinceras condolências.

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.