Acessibilidade

2021 é o seu ano: como começar a investir?

1 de fevereiro de 2021

2021 é o seu ano: como começar a investir?

1 de fevereiro de 2021
Ver informativoVer informativo

2021 é o seu ano: como começar a investir?

31/1/2021

Como foi a sua virada de ano?

Provavelmente, parecida com a de milhões de pessoas no mundo inteiro: com uma sensação de esperança e renovação no peito.

Sabíamos que, mesmo desejando muito, o contexto atual do mundo não mudaria. Mas o nosso coração bateu mais forte no momento da virada e o pensamento "o coronavírus acabou!" foi impossível de conter.

Verdade seja dita, a realidade segue difícil, apesar das vacinas já terem começado em vários países do mundo.

Parece que vivemos 10 anos em 2020. A pandemia da Covid-19 tomou proporções mundiais em março do ano passado e, desde então, a incerteza paira sólida em todos os cenários.

2021 apareceu com um novo horizonte, mas ainda sem garantias. Lockdowns já começaram a acontecer novamente, níveis vermelhos em saúde seguem altos e muitas promessas que custamos a acreditar são lançadas a todo tempo nas mídias.

No meio de tudo isso, navegamos em um mar de possibilidades. Os mais variados segmentos flutuam em altas e baixas ondas e a sensação é que ninguém pode afirmar que tem segurança financeira.

A sensação é essa, mas não é completamente verdade. No meio dessa selva, existe um grupo de pessoas que está um pouco mais confiante no futuro do que o resto da população em geral: os investidores.

Não pense que são investimentos gigantescos. Quem, apesar dos percalços, conseguiu organizar sua renda para investir em algo, com certeza está mais aliviado em saber que seu dinheiro está trabalhando sozinho - e rendendo!

Quem quer começar a investir precisa quebrar alguns paradigmas. Um deles é achar que, para investir é preciso disponibilizar uma quantia gigantesca de dinheiro. Não poderia ser menos verdade. Quem quer fazer sua grana render pode começar com pouco, sim!

O segredo, na verdade, é ter constância e frequência nos investimentos, pois é o acúmulo dos rendimentos que ocasionará riquezas futuras. Começar cedo também é válido, mas, no fim das contas, nunca é tarde demais. Ruim é não investir nada!

Não adianta muito, também, decidir-se por um investimento quando se tem pendências financeiras. O ideal é quitar as dívidas e contas atrasadas. Imagina o cenário: você começa a investir, mesmo estando endividado e, logo em seguida, tem que retirar o dinheiro ao passar para um sufoco. É inviável e comprometerá os resultados futuros. Elimine tudo o que prende o seu dinheiro para, depois, começar a investir.

Diante desses dois pontos essenciais, já pode começar a pensar mais alto. Separamos algumas dicas para que você não perca mais tempo e coloque "Começar a investir!" na sua lista de metas para 2021. Anote:

1) Tenha objetivos claros e definidos

Seja comprar sua casa própria, ter um futuro mais tranquilo ou garantir a universidade dos filhos, o objetivo do investimento é uma das principais coisas a se pensar. Determiná-lo de forma concisa é essencial para que seu processo seja mais palpável e para manter a motivação sempre lá em cima. Lembrando que não precisa ter apenas um: quanto mais, melhor!

2) Priorize o montante de dinheiro que será investido

"Coloquei todos os planos no papel. E agora?" Agora é hora de calcular o valor de cada um dos seus sonhos para determinar quanto deverá ser guardado todos os meses. É de importância fundamental escolher metas realistas, para, assim, determinar como será a sua dinâmica de investimento, seja uma única vez (com uma quantia maior), ou todos os meses (talvez economizando do seu salário). Pé no chão nessa hora, pois o ideal é que não falte nada para resolver as pendências do mês.

3) Para cada tipo de investidor, um tipo de investimento

O seu estilo de investir vai determinar qual será o investimento ideal para a sua personalidade e para os seus planos. Podem ser de renda fixa ou renda variável; títulos públicos ou privados; taxas pré e pós-fixadas. As variações são muitas, por isso é interessante estudar bem qual se adequa melhor ao seu perfil antes de colocar o seu dinheiro em qualquer canto e de qualquer jeito. Seja você mais conservador, agressivo ou moderado, tem pra todos os gostos!

Independente do seu perfil, lembre-se que a Previdência Privada é sempre uma ótima opção!

4) Faça uma conta em uma instituição financeira

Hoje em dia, existem diversas instituições que te ajudam a realizar os investimentos - até mesmo bancos. Cada uma com suas particularidades, taxas, produtos e ofertas diferenciadas. Busque a que faz mais sentido pra você, compare taxas, pesquise. Não tome decisões precipitadas. Afinal, quando se trata do seu dinheiro e do seu futuro, vale todo o cuidado do mundo.

5) Uni-duni-tê, meu investimento vai ser vo-cê!

Apesar da brincadeira, o ato de escolher o seu investimento é assunto de gente grande. Depois de seguir todos os passos, essa decisão é uma das mais importantes e que vai impactar a sua vida e o seu futuro financeiro. Avalie sempre todos os riscos, quanto você precisa pra começar e até o prazo de aplicação. Trate como uma prioridade e separe parte do seu dia para decidir e levar em consideração todos os pontos de impacto.

Parece fácil? E é! O seu futuro e a sua estabilidade financeira estão nas suas mãos. Comece hoje!

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.