Acessibilidade

As consequências do coronavírus sobre o mercado financeiro

As consequências do coronavírus sobre o mercado financeiro

Ver informativoVer informativo

As consequências do coronavírus sobre o mercado financeiro

4/3/2020

Receio de que surto afete economia global gera instabilidade nos mercados e atinge Renda Variável

A rápida disseminação do coronavírus, além das vítimas fatais, tem deixado suas marcas na economia global. Origem do surto e com o segundo maior PIB do planeta, a China tem experimentado uma desaceleração em sua economia. E o impacto é sentido no mundo inteiro, sobretudo em países que dependem das exportações para o país asiático, como o Brasil.

Na tentativa de conter o alastramento do vírus, a China adotou medidas drásticas para diminuir o fluxo de pessoas nas ruas e deslocamentos pelo continente asiático. As bolsas de valores globais apresentaram queda em janeiro. O preço do barril de petróleo caiu abaixo de US$ 60 pela primeira vez em quase três meses. O dólar se valorizou em relação ao real. E até as projeções para a Selic – a taxa básica de juros da economia brasileira – foram revistas.

No dia 27 de janeiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu que errou na sua avaliação inicial sobre os efeitos do coronavírus. A organização passou a classificar o risco do novo vírus como “elevado”, e não mais “moderado”. A OMS disse também que a doença ainda não se trata de uma emergência de saúde global, mas que “pode vir a ser”. As últimas foram a gripe suína (H1N1), o vírus zika e o ebola.

A reclassificação do coronavíus e também o aumento do número de mortos e infectados dispararam o alarme da volatilidade global e aversão ao risco. O primeiro reflexo foi no mercado financeiro, e as bolsas mundo afora mantiveram-se em queda. Um movimento que, a grosso modo, refletiu o temor de que a atividade econômica na China e no mundo todo se desacelere ainda mais que o esperado.

Em resumo, o medo de que o surto afete o desempenho da economia mundial em 2020 levou investidores a buscarem aplicações mais conservadoras, mesmo que isso signifique obter um rendimento menor. Esse movimento já influenciou os investimentos no Brasil em 2020. O Ibovespa, indicador mais importante do desempenho médio das cotações das ações negociadasna B3 -Brasil, Bolsa, Balcão, fechou no negativo em janeiro: -1,63%.

PLANOS DA CAPEF FORAM IMPACTADOS EM JANEIRO

Em Janeiro o Plano BD alcançou 1,02% de retorno, superior à meta atuarial de 0,68%. Já o Plano CV I obteve 0,38% de rentabilidade, contra uma meta de 0,66%.

Ambos os planos foram impactados pelo desempenho negativo dos segmentos de Renda Variável e Fundos de Investimentos Imobiliários (FII). No caso do primeiro, o resultado foi reflexo da aversão ao risco motivada pela epidemia do coronavírus, conforme explicado na matéria. Com relação aos FII’s, após uma performance muito positiva em dezembro/2019, no mês de janeiro observou-se uma correção, devido a uma alta realização de lucro no mercado.

SAÚDE

10 CUIDADOS PARA PREVENIR O CORONAVÍRUS

Medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus já estão em andamento em vários países. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) montou um grupo de trabalho para monitorar o avanço da doença.

Em meio ao cenário de alerta, o Ministério da Saúde orienta 10 cuidados básicos que podem reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus:

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

  • Lavar frequente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

  • Manter os ambientes bem ventilados;

  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.