Acessibilidade

Bons resultados permitem aprovação de melhorias nos Planos da Capef

Bons resultados permitem aprovação de melhorias nos Planos da Capef

Ver informativoVer informativo

Bons resultados permitem aprovação de melhorias nos Planos da Capef

12/1/2020

Resumo da Notícia

• Planos BD e CV I superam meta de rentabilidade em 2019
• Taxa de Contribuição Extraordinária do Plano BD reduz de 20% para 19,20%
• Reajuste dos Planos BD e CV I para 2020

As expectativas para um 2020 cheio de boas notícias já começaram a virar realidade para os Participantes da Capef!

Com muita satisfação, podemos afirmar que nos saímos bem frente aos desafios impostos pelo mercado em 2019, com ambos os planos superando novamente suas respectivas metas de rentabilidade.

O Plano BD teve um retorno de 11,56% no acumulado do ano, contra uma meta de 10,23% (INPC + 5,5% a.a.). Já o Plano CV I apresentou uma diferença ainda maior do resultado para a meta: 14,23% de rentabilidade, contra 9,78% da meta (IPCA + 5,25% a.a.).

Os resultados positivos permitiram a aprovação de uma série de medidas que beneficiarão os Participantes, as quais podem ser conferidas a seguir!

Taxa de Contribuição do BD reduz para menor nível desde 1986

Em reunião extraordinária realizada na última sexta-feira, 10 de janeiro, o Conselho Deliberativo aprovou mais uma redução na taxa de contribuição dos Assistidos do Plano BD², passando de 20% para 19,20%.

Com essa medida, a taxa extraordinária chega ao seu menor nível desde 1986, o que representa mais uma conquista histórica para os associados, que veem o Plano BD fortalecido, proporcionando melhorias ano a ano, de forma equilibrada!

Reajustes dos Planos BD E CV I

PLANO BD

Por ter superado a meta, o reajuste dos benefícios do Plano BD em 2020 será, conforme prevê o regulamento, equivalente a 100% do INPC acumulado no ano anterior: 4,48%.

Considerando os efeitos do reajuste pelo INPC acumulado em 2019 (4,48%) e a redução da contribuição em 0,80 p.p. para os participantes vinculados ao regulamento de 2003, a variação do benefício desses Participantes Assistidos em 2020 será acima da inflação, de 5,52%.

PLANO CV I

Fase de Renda Certa a Prazo Certo

Pagos nos primeiros 22 anos de aposentadoria programada, os benefícios de renda certa a prazo certo são reajustados em função da variação da cota no período desde a data da aposentadoria.

Para quem se aposentou em janeiro de 2019, por exemplo, o reajuste será de 8,438%, superior à inflação medida pelo IPCA de 4,31%. Para quem se aposentou nos demais meses do mesmo ano, o reajuste será proporcional ao período em que se inicia o pagamento do benefício, podendo ser conferidos neste link.

Destaca-se ainda que, para os benefícios concedidos até 2017, cuja taxa de juros atuarial adotada na concessão era de 5,50%, o reajuste será de 8,181%.

Fase de Renda Vitalícia

Para os benefícios vitalícios concedidos com data anterior ao ano de 2019, o índice de reajuste é calculado com base na rentabilidade do plano no ano corrente, descontada da taxa de juros atuarial, não podendo ser superior ao IPCA acumulado, nem inferior a 30% deste. No ano de 2019, a rentabilidade do plano superou a meta atuarial, implicando num reajuste de 100% do IPCA, que foi de 4,31%.

Para os benefícios vitalícios concedidos em 2019, o reajuste aplicado considera a regra acima, equivalente ao período em que se inicia o pagamento do benefício até o final do ano.

RESULTADOS TRANSFERIDOS PARA OS PARTICIPANTES

A riqueza gerada por meio do resultado dos investimentos dos planos administrados, mais uma vez superior às suas respectivas metas atuariais, está sendo totalmente transferida para nossos participantes, seja na forma da redução da contribuição para o caso daqueles do BD, seja na forma de reajuste do benefício, em índice superior à variação da inflação, para os participantes do plano CV.

No caso do Plano BD, para aqueles que fazem parte do regulamento de 2003, a contribuição extraordinária de 19,20%, é o menor patamar desde 1994.

Estes resultados confirmam que as Políticas de Investimentos, construídas de forma conjunta com nossos participantes, por meio do Seminário de Investimentos, e aprovada pelo Conselho Deliberativo, é um caminho acertado que além de fortalecer nossa governança, proporciona excelentes resultados mesmo em períodos de grandes desafios como foi o ano de 2019 - Jurandir Mesquita, Diretor-Presidente da Capef

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.