Empossado novo Ouvidor da Capef para o mandato 2024-2028
4/11/2024
Na manhã desta segunda-feira, 4 de novembro, a Capef realizou a cerimônia de posse do novo Ouvidor eleito, Edilson Rodrigues dos Santos, que assume o mandato até 2028 com a missão de representar os Participantes e contribuir para o aprimoramento dos serviços da Entidade.
A mesa da cerimônia foi composta por Thiago Alves, Diretor de Ativos de Terceiros do Banco do Nordeste, representando o Patrocinador; Luiz Abel Amorim de Andrade, Presidente do Conselho Deliberativo da Capef; Miguel Nóbrega, Presidente da AABNB; Assis Araujo, Diretor da AFBNB; e Ocione Mendonça, Diretor Presidente da Capef.
Além do Ouvidor empossado e de José Zelízio de Alencar Libório, que encerrou seu mandato, também marcaram presença a ouvidora e diretores da Camed, demais membros dos Conselhos da Capef, gestores e diretores da Entidade. O evento contou ainda com a presença especial de Zilana Ribeiro, a primeira Ouvidora da Capef e também ex-Diretora Presidente da entidade.
Com 51,78% dos votos válidos e um total de 2.472 votos computados, Edilson Rodrigues foi escolhido pelos Participantes para representar suas vozes na Ouvidoria da Capef. A partir de agora, ele inicia suas atividades com o compromisso de identificar oportunidades de melhoria, fortalecendo o diálogo e o compromisso da Entidade com uma gestão participativa e democrática.
Conheça a trajetória do novo Ouvidor
Edilson Rodrigues é Aposentado e Participante Assistido do Plano BD, com uma longa trajetória profissional no Banco do Nordeste, onde atuou de 1976 a 2019. Bacharel em Administração, ele possui um Master em Comércio Exterior pela Universidade de Barcelona e especialização em Gestão de Petróleo e Gás Natural pela FADEPE. Hoje, Edilson também exerce o cargo de Diretor Regional da AFBNB, representando os estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, e é colaborador da AABNB em Recife.
Conversamos com Edilson para entender suas motivações e expectativas para o cargo. Confira a entrevista completa abaixo:
Qual é a principal motivação que o levou a aceitar o desafio de ser Ouvidor da Capef?
Desde sempre, fui militante de base, e, no início do debate para definir quem a AFBNB apoiaria, quando o meu nome foi sugerido, embora relutante, decidi aceitar o desafio, justamente por entender que as representações nos fóruns eletivos do BNB e coligadas têm que ser originárias da base. Evidentemente que o apoio da AFBNB muito me motivou.
O que significa ser eleito pelos Participantes para um papel tão importante?
Significa multiplicar, triplicar e quadruplicar a minha responsabilidade enquanto representante de base. Tenho consciência de que o Ouvidor não faz parte do Conselho Deliberativo, mas pode muito ajudar, levando os anseios dos Participantes para consideração e deliberação quando couber.
O que espera alcançar como Ouvidor em termos de fortalecer o diálogo com os Participantes?
A expressiva votação no processo eleitoral me dá respaldo para poder desenvolver o trabalho, buscando atingir as metas propostas e amplamente divulgadas na campanha. Além delas, pretendo incorporar, na medida do possível, outras demandas que venham de grupos de trabalho ou individuais, desde que sejam da alçada do Ouvidor. Isto certamente fortalecerá o diálogo com os Participantes e, evidentemente, com a direção da Capef.
Um olhar sobre o mandato que se encerra
Enquanto Edilson Rodrigues assume o novo desafio, José Zelízio de Alencar Libório encerra seu mandato de quatro anos como Ouvidor da Capef, iniciado em 1º de novembro de 2020. Ao longo de seu mandato, foram registradas 576 demandas, que incluíram reclamações, sugestões, solicitações, elogios e denúncias. Confira abaixo um quadro detalhado com esses dados.
José Zelízio também conversou com a Capef para compartilhar uma avaliação de sua gestão e deixar uma mensagem para o novo Ouvidor e para os Participantes:
Como o senhor avalia o seu mandato como Ouvidor da Capef?
Durante o mandato de quatro anos, procuramos ser o fator de equilíbrio entre os interesses dos Participantes e os propósitos da Capef na administração dos Planos de Previdência. Nossa participação procurou, essencialmente, mediar possíveis conflitos que prejudicassem os beneficiários dos Planos, mas também prejudicassem a imagem da Capef. Primamos por sinalizar com melhorias nos processos e para atendimento adequado e eficaz dos nossos Participantes.
Há alguma conquista ou momento que gostaria de destacar durante esse período?
A atuação da Ouvidoria no período do mandato buscou contribuir para melhorias em vários processos e procedimentos, e podemos destacar o inadequado fluxo de informações que existia entre a família de Participante falecido, a Capef e a Camed Corretora. Conseguimos demonstrar como seguir com o processo de forma ágil, consistente e sem prejuízos para as partes, eliminando-se etapas obsoletas e desnecessárias.
Que mensagem o senhor gostaria de deixar para o novo Ouvidor e para os Participantes?
Ao colega que assume a Ouvidoria em novembro, eleito com substancial votação, o nosso desejo é de que tenha uma gestão profícua e que atenda aos anseios dos Participantes, da Capef e dos patrocinadores dos Planos de Previdência. Essa tarefa exigirá equilíbrio, conhecimento, discernimento e empatia.
Agradecimentos e boas-vindas
A Capef agradece a todos os Participantes que participaram do processo eleitoral, às entidades representativas (AABNB, AFBNB e Sindicato) e aos patrocinadores BNB e Camed. Agradecemos também ao Ouvidor José Zelízio pelos serviços prestados e damos as boas-vindas ao novo Ouvidor, Edilson Rodrigues, desejando-lhe sucesso ao longo de seu mandato.