Acessibilidade

Entrevista: 55 anos de Capef!

9 de março de 2022

Entrevista: 55 anos de Capef!

9 de março de 2022
Ver informativoVer informativo

Entrevista: 55 anos de Capef!

8/3/2022

Tomados pelo sentimento de nostalgia e boas lembranças ocasionadas pela celebração dos 55 anos da Capef, completados no último dia 8 de março, convidamos para a edição do Jornal Acontece duas pessoas que dividem a sua história com a Entidade desde o início: o Sr. Ismael Cortez Varela e o Sr. José Edson Braga, atual presidente da Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Nordeste do Brasil - AABNB. Batemos um papo com essas ilustres figuras, que sempre estiveram ao lado da instituição e aceitaram compartilhar suas memórias conosco.

[caption id="attachment_34107" align="aligncenter" width="852"]

José Edson Braga durante palavra no Dia do Participante 2020[/caption]

Capef - Contem-nos um pouco como foi a sua relação com a Capef no início de tudo.

Ismael Cortez Varela - "Minha relação com a Capef sempre foi, e continua sendo, excelente. Desde que eu soube da criação da Caixa de Previdência, realizei a minha adesão imediatamente e com muito prazer. Muitos anos já se passaram desde o início de tudo, mas me recordo bem que, logo que fiquei ciente da novidade, quis fazer parte."

José Edson Braga - "No começo de tudo, nossa adesão imediata à sua criação e participação foi muito boa, tanto que sou um dos seus fundadores sob o nº 1991, quando trabalhei na agência Centro de Fortaleza em 1967. A ideia de sua criação creio ter partido dos colegas que fizeram parte da Comissão nomeada pelo então Presidente Dr. Raul Barbosa, de saudosa memória, possivelmente além de outros, como os Srs. Germano Carvalho Rocha, David S.de Sá Benevides, José Patrício Bezerra, Mirto Lopes da Silva e Francisco Nazareno Cabral Barbosa. O motivo deve ter sido a fundação, um pouco antes, de outras Caixas similares como a do BB, cujos estatutos iniciais da CAPEF com sabedoria a imitaram."

Capef - Sr. Edson, você se lembra como foi o processo? Tem alguma curiosidade da época para contar?

JEB - "O processo de sua criação partiu da decisão da Diretoria do BNB, baixando as instruções para referida criação, através da autorização aprovada pela sua 12ª Assembleia Geral e Portaria 914 de 30.12.1966, que nomeou a Comissão de Implantação, conforme Resolução 1.326 da mesma data. Meu papel foi de apoiador de sua criação como funcionário da instituição, além de incentivar os colegas da Agência Centro, sobretudo os que faziam parte do Setor de Crédito Geral - Descontos e Cadastro, a fazerem o mesmo."

Capef - Hoje, 55 anos depois, qual é o sentimento de vocês com relação ao que a Capef se tornou?

ICV - "O principal sentimento é o de segurança no pagamento das nossas aposentadorias. A Capef sempre foi uma instituição com a qual pude contar em todos os momentos. Já precisei de empréstimos e fui prontamente atendido. A relação criada no início só melhorou e se solidificou com o tempo."

JEB - "Hoje, após seus 55 anos de criação, e já aposentado há 29 anos, meu sentimento é de gratidão aos seus idealizadores, ao próprio BNB e seus Diretores de então, pelo acerto de sua decisão, Patrão que ela é, com muito orgulho, de todos nós, seus aposentados e pensionistas associados. Vários têm sido os momentos marcantes que a CAPEF tem nos proporcionado, tais como suas iniciativas para o conhecimento da área de previdência através de encontros, seminários, congressos na ABRAPP, além de sua atuação como emprestadora de recursos financeiros, por vezes, necessários para nós, aposentados e ativos. "

Capef - Qual a importância da entidade para os funcionários do Banco do Nordeste?

ICV - "A Capef é importantíssima para os funcionários do Banco do Nordeste, pois garante a suplementação dos vencimentos pagos pelo INSS. Sem a entidade, nosso padrão de vida seria profundamente afetado. É uma segurança poder contar com a instituição!"

JEB - “A existência da CAPEF é de suma importância para todos os seus participantes, seja pela tranquilidade que deu e dá aos ativos na concretização e perspectiva de uma aposentadoria mais tranquila financeiramente, como a segurança que nos dá pela firme administração dos seus recursos. Se não existisse para nós, benebeanos, a CAPEF, certamente seria muito difícil manter o padrão de vida da nossa família."

Capef - Que mensagem você quer passar para os funcionários que ainda não fizeram a sua adesão?

ICV - "Para quem não aderiu ao plano, aconselho que o façam a mais rápido possível. É somente quando estamos em uma idade avançada que podemos entender o quão importante é ter segurança financeira e tranquilidade. Aproveito o momento para elogiar os funcionários da Capef, que sempre me trataram com extrema gentileza e prontidão."

JEB - "Para os funcionários que ainda não aderiram à CAPEF, sugiro que o façam o mais rápido possível, pois, do contrário, a tão sonhada aposentadoria não será boa. É um investimento que deve ser feito no tempo laborativo para garantir o futuro que ainda temos e que as futuras famílias terão. Muito obrigado pela atenção e que abençoe a todos nós, ativos, aposentados, dirigentes do BNB e da nossa Capef, a quem agradecemos muito."

Tais palavras são o combustível para que toda a equipe continue trabalhando arduamente para garantir a segurança de todos que depositam confiança na entidade. Assim como o Sr. Ismael e o Sr. José Edson, a Capef continua apoiando os que a buscam, apoiando nos momentos mais difíceis, construindo um futuro financeiramente mais sólido.

Vamos juntos continuar escrevendo esta história!

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.