Acessibilidade

Governo confirma antecipação de 13º de aposentados pelo INSS

2 de abril de 2020

Governo confirma antecipação de 13º de aposentados pelo INSS

2 de abril de 2020
Ver informativoVer informativo

Governo confirma antecipação de 13º de aposentados pelo INSS

1/4/2020

O governo federal publicou a medida provisória que confirma o pagamento antecipado do 13º salário dos aposentados do INSS em 2020.

O pagamento da primeira parcela ocorrerá entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2020. Nesta parcela, não há desconto de Imposto de renda. A segunda parte do abono, que terá o desconto do IR, será entre 25 de maio e 5 de junho.

Segurados que ganham salário mínimo começam a receber primeiro, já na última semana de abril. Para segurados que ganham acima do piso, os depósitos da primeira e da segunda parcela do abono serão feitos na semana seguinte. Os pagamentos seguem a ordem do final do cartão em que o segurado recebe o benefício, conforme tabela abaixo.

Para quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.045,00 em 2020)

Para quem ganha acima de um salário mínimo (acima de R$ 1.045,00)

PROVA DE VIDA SUSPENSA

Além disso, o governo decidiu suspender, por 120 dias, a prova de vida dos beneficiários do INSS. A medida deve valer até meados de setembro.

A lei prevê que, todos os anos, beneficiários do INSS precisam comprovar ao governo que estão vivos. A medida evita fraudes e pagamento indevido dos benefícios. Essa comprovação é sempre presencial e pode ser feita em uma agência do INSS, em embaixadas e consulados ou na casa de aposentados e pensionistas com dificuldade de locomoção.

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.