Acessibilidade

Mãe: um amor imensurável

6 de maio de 2022

Mãe: um amor imensurável

6 de maio de 2022
Ver informativoVer informativo

Mãe: um amor imensurável

5/5/2022

Elas se entregaram por inteiro desde a primeira descoberta. Planejam uma vida inteira, nos dedicam seu tempo e investem, mais do que ninguém, em nosso crescimento. Nossas mães são sem igual!

Pensando no Dia das Mães, a Capef promoveu a uma campanha especial para colher depoimentos de mães que são verdadeiras craques no planejamento do seu futuro e no futuro de seus filhos. Entre elas, nós conversamos com a participante Janaína de Souza Barroso, locada na agência de Diamantina/MG. Janaína é mãe de dois filhos, de 15 e 12 anos respectivamente. Confira nossa entrevista exclusiva com ela:

- Como é sua relação com seus filhos?

Janaína: Nossa relação é de muito companheirismo, amizade, amor e respeito, mostrando a importância da relação familiar, com limites e obediência. Tento mostrar a vida como ela é, mas de forma leve de acordo com o desenvolvimento deles e mostrando que tudo que fazemos tem causas e consequências. Não sou de dar tudo que tem no mercado pra eles, mas esforço para dar o que querem e dentro de minhas condições e exponho os motivos de não dar naquele momento.

- Quais são os desafios da maternidade para você?

Janaína: Os desafios são diários e mudam à medida que os filhos vão crescendo. Desde o momento que fiquei sabendo que estava grávida, comecei a ficar preocupada com a criação deles em todos os sentidos, pois estava gerando pessoinhas que dependeriam de mim e eu seria espelho para eles. O tempo passa e percebemos que são pessoas com vontades, desejos e pensamentos próprios. Fico preocupada também com a situação financeira, queremos sempre o melhor para os filhos, os desejos e necessidades são inúmeros, mas o recurso é escasso. Daí a necessidade de mostrar a importância do trabalho de forma que não seja apenas para obter dinheiro, mas fazer o que gosta com prazer, ser remunerado por ele e obter o que querem com o seu trabalho.

- Como foi sua preparação financeira para a chegada dos filhos?

Janaína: Não tive nenhuma preparação financeira, não pensava no futuro, vivia só o presente. O primeiro filho foi cobaia, muito esforço e aprendizado. O custo aumentou e não sabia o que fazer para conciliar as contas, abri mão de muitas coisas que fazia anteriormente.

Quando fiz o concurso do banco, estava informado que teríamos um plano de previdência, mas estava em estudo ainda de como seria. A partir do segundo filho, o plano já estava desenhado. Estava em licença maternidade e pensando se realmente iria aderir, pois teria um desconto em meu salário que naquela época não estava planejado e faria “falta” no meu orçamento. Mas fui analisando as vantagens, principalmente a contrapartida financeira do Banco e, pensando no futuro dos meus filhos, numa possível falta minha para cuidar deles, aderi ao plano da Capef. A maior razão de aderir ao plano foram eles.

- Como você tem instruído seus filhos sobre educação financeira? Tem alguma estratégia que gostaria de compartilhar?

Janaína: No início, não tinha noção da importância da educação financeira de meus filhos. À medida que vão crescendo, os custos também aumentam e fui vendo que eles deveriam participar do nosso dia a dia. Como sou assalariada, mostro que recebo um salário de x valor e que tenho que pagar as contas de casa, escola, roupas, comida e por aí vai.

Quando pedem alguma coisa, já faço a lista do que já pediram, pois não cansam de pedir, e pergunto se realmente precisam daquilo, pra quê, se realmente é necessário, que priorizem suas vontades e juntem dinheiro pra adquirir algo posteriormente.

Ser mãe é ter todas as estratégias para driblar os desafios diários e ainda dar um show fora de campo, garantindo o seu bem-estar financeiro e de sua família! Desejamos um Feliz Dia das Mães para Janaína e todas as mães da família Capef e BNB!

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.