Acessibilidade

Manual de Sobrevivência Capef: como sobreviver (financeiramente) ao Natal!

10 de dezembro de 2021

Manual de Sobrevivência Capef: como sobreviver (financeiramente) ao Natal!

10 de dezembro de 2021
Ver informativoVer informativo

Manual de Sobrevivência Capef: como sobreviver (financeiramente) ao Natal!

9/12/2021

Nem precisa esperar o mês de dezembro chegar para que as ruas estejam tomadas pelo verde e vermelho, com luzes piscando, cartazes de oferta em todo canto e o nosso bom velhinho nas latas de refrigerante. Se você morar em Fortaleza, ainda há a chance de ver a grande árvore natalina na Praça Portugal, toda feita de redes, um estandarte imponente, lembrando a todos que uma das datas mais esperadas do ano está dobrando a esquina.

Tecnicamente, o Natal deveria ser a celebração do menino Jesus, tempo de amor, paz, confraternização e vigília. No entanto, ao longo do tempo o período foi se transformando em um dos mais lucrativos do ano. Somado a isso, o Marketing veio para implantar a sementinha do desejo em todas as pessoas. O ato de presentear pode virar um verdadeiro terror em alguns casos.

São os mimos do pessoal do trabalho, as festas privadas dos amigos, os presentinhos da família - quem tem uma prole grande, então, socorro! Haja orçamento! Para não ser taxado de amigo(a) ruim, é complicado dizer não. E aí, como fica o bolso?

Pensando na sua saúde financeira, criamos o nosso Manual de Sobrevivência Capef, que será dividido em duas partes. A primeira etapa será focada no Natal e em como escapar sem (muitos) danos ao seu rico orçamento. A segunda terá como meta entrar 2022 com um dinheiro no bolso para as urgências do início do ano - e, se tudo correr bem, ainda investir um dinheiro no seu futuro.

Vamos lá?

1) A arte de estocar presentes

No calendário da moda, Janeiro e Julho são duas datas marcadas por promoções reais nas lojas, pois é quando precisam queimar o estoque para a virada de coleção. É o momento certo de renovar o closet e, principalmente, começar a comprar as lembrancinhas da família para dar nos aniversários no decorrer do ano ou no próprio Natal.

Na hora de escolher, pense em itens que não vão sair de moda ou se desgastar se ficarem guardados por muito tempo. Tem muita gente, inclusive, que tem um baú dos presentes em casa. Quando recebem convite para qualquer evento, já abrem o baú e tiram algo de lá. Uma estratégia boa e barata!

2) Mire longe: prazos esticados

O cartão de crédito, quando bem utilizado, pode ser uma arma para ganhar a luta do consumo. Existem diversas lojas que, no período natalino, facilitam o pagamento parcelando em mais vezes sem juros e até mesmo colocando a primeira parcela para pagamento em até 60 dias, por exemplo. Se for uma loja menor ou um produtor local, utilize a sua persuasão para negociar o prazo.

3) APPs podem ser seus aliados

Com a internet cada vez mais utilizada e fazendo parte da nossa rotina, inúmeros estabelecimentos também promovem descontos especiais para compras via aplicativo. É possível conseguir abatimentos incríveis pelo simples fato de se comprar online. Já que é para presentear, utilize os benefícios de ser digital a seu favor e economize ainda mais!

4) Personalização e criatividade

Que tal se, na confraternização da sua família, ao invés de dar um presente caro para cada um, comprar algo mais baratinho e personalizar a entrega? Uma barra de chocolate, por exemplo, pode ser um presente diferenciado: basta colocá-la em uma embalagem especial imitando a Fábrica de Chocolate, escolher uma mensagem divertida e escrever à mão e, na hora de entregar, fazer uma dinâmica diferenciada. A criatividade é uma grande força na hora da economia!

5) Escolha quem presentear

No final das contas, não é todo mundo que merece ganhar presente. Avalie o seu grau de intimidade e o teor do evento. Será que somente a sua presença basta? Todos estamos no mesmo barco, a economia pode ser complicada para todas as pessoas, então nem sempre precisamos nos sentir obrigados a presentear. Se a pessoa em questão não se importar, apenas compareça. Em tempos de frieza nas relações, estar presente já é o próprio presente!

No fim das contas, o que importa mesmo é se planejar para a celebrar a data de forma leve e divertida, como deve ser. Aproveite, mas sem deixar de pensar em manter aquela reserva sempre guardada, afinal, o foco deve ser a tranquilidade financeira do seu futuro!

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.