Acessibilidade

Mulheres importantes do mundo dos investimentos e o que podemos aprender com elas

29 de março de 2021

Mulheres importantes do mundo dos investimentos e o que podemos aprender com elas

29 de março de 2021
Ver informativoVer informativo

Mulheres importantes do mundo dos investimentos e o que podemos aprender com elas

28/3/2021

O mundo tem despertado para a realidade de que as mulheres são a força motriz da sociedade. Historicamente, o público de mulheres foi negligenciado em diversos segmentos pela generalização de que é um público que desconhece o funcionamento da lógica dos negócios e investimentos. No entanto, tem-se compreendido dia após dia que, além de serem protagonistas de inúmeros empreendimentos de sucesso, elas são cada vez mais notadas como especialistas em investimentos de nichos plurais.

Hoje se comemora a parcela crescente de mulheres expoentes na economia que constroem suas fortunas apesar dos desafios da sociedade em estimular a diversidade das suas participações. Mesmo com as dificuldades inerentes à realidade das mulheres, uma certeza prevalece: mulheres e investimentos são uma combinação de sucesso!

De acordo com uma pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora - RME, datada de 2020, foi possível verificar que 47% dos negócios liderados por mulheres continuaram funcionando durante as limitações impostas pelo coronavírus. Além disso 87% dessas empresas retomaram funcionamento de forma integral ou parcial com flexibilização das medidas de distanciamento social. Enquanto homens buscaram cortar gastos e obter empréstimos, elas focaram nas mudanças estratégicas. É, literalmente, fazer mais com menos, realizando pequenos ajustes.

Ainda falando de dados, em 2019, a Bolsa de Valores de São Paulo realizou uma pesquisa e levantou que cerca de 340 mil mulheres investem em ações. Apesar de representarem 22,7% do total de investidores, esse número cresceu mais de 20 vezes nos últimos 14 anos. O cenário é de mudança, as mulheres continuam tomando um espaço que é seu por direito e, diariamente, permanecem lutando por igualdade, equidade de salários e respeito. A luta não para.

Olhando para as estrelas da constelação das grandes mulheres, vemos muito brilho e realizações próprias. No Brasil e no mundo, temos grandes exemplos de investidoras que conseguiram, solidamente, deixar sua marca na história financeira da humanidade. Separamos algumas mais marcantes e alguns conselhos que podemos aprender com cada uma delas. Confira a lista:

1) Eufrásia Teixeira Leite
Brasileira, carrega as cores verde e amarelo no peito, foi reconhecida pela B3 e pela ONU Mulheres como a primeira investidora do Brasil. Realizou aplicações em 17 anos, 9 moedas e fez parte das mais diversas empresas, incluindo a cervejaria Antarctica. Recebeu 383,9 mil réis, em 1872, de herança do seu pai, e conseguiu transformar isso em um império.

O que podemos aprender com ela: invista, diversifique sua carteira e faça o dinheiro trabalhar por você.

2) Sallie Krawcheck
Americana, uma das mulheres mais bem sucedidas de Wall Street. Criou a startup Ellevest, foi presidente da divisão de investimentos do Bank of America e é altamente ativa nas redes sociais tratando de assuntos diversos, aconselhando novos negócios e focada na reforma regulatória de Wall Street. Uma inspiração no meio de tantos tubarões.

O que podemos aprender com ela: a inovação é um caminho que, quando trilhado de maneira planejada, rende muitos frutos no futuro.

3) Ana Laura Magalhães
Como ela mesma diz, "especialista em investimentos com o objetivo de ensinar o brasileiro a investir melhor". É influenciadora digital, sócia da XP Inc., famosa na internet pelo canal Explica Ana e altamente ativa na maioria das redes sociais. Mineira, também já figurou na lista Under 30 da Forbes como uma revolucionadora de negócios.

O que podemos aprender com ela: a internet é uma ferramenta que pode se transformar em uma boa fonte de receita.

4) Luiza Helena Trajano
A conhecida presidente da Magazine Luiza, ao assumir a empresa, conseguiu, nada mais, nada menos, que tornar a empresa uma das maiores do Brasil, com alta participação nas redes sociais. Trilhou um caminho inexplorado por outras varejistas e deixou sua marca, inclusive, na forma de se relacionar com seus clientes. Luiza é uma grande referência na gestão de negócios.

O que podemos aprender com ela: analise o que tem em mãos, veja formas de crescer, acredite em você e invista.

5) Oprah Winfrey
Apresentadora americana, à frente do seu tempo desde a mais jovem idade. Seu patrimônio hoje conta com mais de 3 bilhões de dólares. Investiu em diversos empreendimentos e fundou diversos negócios, incluindo a Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls, especialista em educar meninas no quesito liderança na África do Sul. Foi a primeira mulher negra do mundo a ser bilionária.

O que podemos aprender com ela: a sociedade vai julgar a cor da sua pele e a sua condição social. Lute contra o preconceito o máximo que puder e invista nos seus sonhos.

Grandes aprendizados vindos de grandes mentes. Mulheres, o mundo é de vocês!

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.