Acessibilidade

Plano CV I: quais possibilidades tenho se sair do Banco?

11 de agosto de 2022

Plano CV I: quais possibilidades tenho se sair do Banco?

11 de agosto de 2022
Ver informativoVer informativo

Plano CV I: quais possibilidades tenho se sair do Banco?

10/8/2022

Sabemos que o propósito principal de um plano de previdência privada é garantir uma renda além da Previdência Social quando chegar o momento da aposentadoria. Para isso, os planos e a legislação do sistema estabelecem alguns critérios de elegibilidade ao benefício.

Mas, o que acontece caso o participante se desligue da empresa patrocinadora antes de atingir todos esses critérios?

O que todos precisam saber é que a cobertura da previdência privada vai além do benefício na aposentadoria. Uma das vantagens que o plano garante são os institutos de proteção previdenciária, disponíveis para participante que encerra o seu vínculo com a empresa antes de alcançar todas as condições para requerer a aposentadoria pelo plano.

Conheça cada uma das opções previdenciárias disponíveis para os Participantes do Plano CV I da Capef!


Benefício Proporcional Diferido (BPD)


O BPD traz a possibilidade do participante suspender o pagamento das contribuições mensais ao plano, mantendo a sua reserva na entidade e aguardando o atingimento de todas as condições para requerer o seu benefício mensal, que será proporcional à reserva acumulada.

Com essa opção, o Participante pode realizar aportes facultativos, no valor e periodicidade que desejar, a fim de incrementar o valor do seu benefício.

Para aqueles que ingressarão em uma empresa que não oferece o benefício da previdência complementar, essa opção tende a ser vantajosa, pois terão a oportunidade de continuar investindo em um plano administrado por uma Entidade Fechada, pagando taxas menores do que pagaria caso fizesse a portabilidade para uma Entidade Aberta, de mercado.

A opção pelo BPD exige uma carência de 36 meses no Plano CV I (será alterada para 12 meses em breve, com as alterações regulamentares do Plano, que estão prestes a serem aprovadas em definitivo).

Autopatrocínio
Também uma forma de manter o vínculo com a Capef, o Autopatrocínio permite ao participante a manutenção do pagamento das contribuições. Nesse caso, fica sob sua responsabilidade custear a sua contribuição individual e a correspondente contribuição do patrocinador, sendo-lhe assegurado todos os benefícios que o plano oferece.

Por não ter carência, essa opção tende a ser interessante para os Participantes que desejam completar os 36 meses (12 em breve) de vinculação ao plano, de forma a usufruir dos institutos Benefício Proporcional Diferido ou Portabilidade.

Portabilidade
A portabilidade consiste na transferência dos recursos acumulados no plano (inclusive as contribuições do patrocinador) para um plano administrado por outra entidade de Previdência Complementar, encerrando assim o seu vínculo com a Capef.

Essa opção é interessante para quem ingressa em uma empresa que, assim como o Banco do Nordeste, oferece o benefício de previdência complementar aos seus funcionários.

Nesse caso, o participante transfere os seus recursos para outra Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), que por não ter fins lucrativos, comumente praticam taxas administrativas mais vantajosas do que as Entidades Abertas (EAPC).

A opção pela Portabilidade exige uma carência de 36 meses no Plano CV I (será alterada para 12 meses em breve, com as alterações regulamentares do Plano, que estão prestes a serem aprovadas em definitivo).

Resgate

O Participante resgata o saldo da conta individual, composto pelas suas contribuições, deduzido do imposto de renda, cuja alíquota varia de acordo com a tabela escolhida no momento da adesão (progressiva ou regressiva).

Sem dúvida alguma, essa é a opção menos vantajosa e previdente dentre todos os institutos citados acima. Isso porque o Participante perde o direito às contribuições aportadas pelo Patrocinador e encerra a sua vinculação ao plano de previdência.

Essa opção não possui carência.

Se você chegou até aqui, parabéns!
Conhecer todas as opções previdenciárias é fundamental para que você possa tomar a melhor decisão e tenha suas expectativas atendidas no momento em que você mais precisará de tranquilidade: na aposentadoria!

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.