20/2/2025
Após um ano desafiador em 2024, a Capef começa 2025 com uma excelente notícia: os Planos BD e CV superaram com folga suas metas atuariais no período. Dessa forma, após o cenário vivenciado no ano passado, os dois planos iniciam sua trajetória de recuperação.
No primeiro mês de 2025, o Plano BD obteve um retorno de 0,83%, equivalente a 184% da meta de 0,45% (INPC + 5,25% a.a). Já o Plano CV I rentabilizou 1,20%, equivalente a 203% da meta atuarial de 0,59% (IPCA + 5% a.a).
Este resultado é fruto da adoção de estratégias bem executadas pela Governança de Investimentos da Capef, bem como da adaptabilidade desta estratégia aos novos cenários do mercado.
“Apesar do resultado de 2024 ter sido impactado pelo aumento das taxas de juros dos títulos públicos federais, com a recente edição de uma nova legislação para nosso segmento, conseguimos analisar o cenário e reajustar a estratégia para 2025, que se provou acertada e estabeleceu um forte começo para a recuperação do último resultado”, lembrou o Gestor de Investimentos, Marcelo D’Agostino.
Além disso, no que se refere a aplicações em Previdência Complementar, lembramos que essas devem ser avaliadas no longo prazo, uma vez que este horizonte oferece segurança para realizar os ajustes necessários à otimização dos rendimentos, de forma a garantir a proteção do patrimônio e o atingimento da rentabilidade esperada, especialmente em momentos de volatilidade.
Outro cenário bastante otimista para 2025 é a alteração da Resolução CNPC nº 43/2021, permitindo que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) adotem a marcação na curva e registrem títulos públicos federais como "mantidos até o vencimento", eliminando a obrigatoriedade da marcação a mercado para planos de Contribuição Definida (CD) e Contribuição Variável (CV), que tiveram suas rentabilidades impactadas por essa obrigação nos últimos anos.
Entenda mais sobre esta mudança
Para o Diretor de Administração e Investimentos, Sérgio Clark, “a obrigatoriedade da marcação a mercado expunha os participantes a uma percepção equivocada dos resultados, muitas vezes gerando insegurança desnecessária. A aprovação da marcação na curva é um marco para o sistema. Ela mitiga a volatilidade dos resultados e reforça o alinhamento entre a gestão de investimentos e o horizonte de longo prazo que define a previdência complementar”. Assim, para os Participantes dos planos administrados pela Capef, a principal expectativa é de menor volatilidade nos resultados dos investimentos.
Plano Família segue trajetória de bom desenho
Consolidando-se como uma das melhores opções de previdência privada, o Plano Família segue apresentando bons resultados e fecha o mês de janeiro com uma rentabilidade de 1,05%, atingindo 99% do seu índice de referência (105% do CDI) no mesmo período, 1,06%.
Este resultado contribui para a trajetória positiva do Plano, que tem sido destaque como um dos mais rentáveis do país na categoria de planos do tipo Contribuição Definida.
No mês de dezembro de 2024, segundo amostra da Aditus Consultoria, que abrange o resultado de 262 planos CD’s, o desempenho do Plano Família foi o mais rentável do país no segmento. Já o resultado acumulado de 2024 do plano alcançou a 2ª maior rentabilidade do Brasil entre os planos analisados na amostra.
Mercado em Foco: Janeiro/2025
Para saber mais detalhes sobre o desempenho dos Planos da Capef em janeiro, confira à coluna Mercado em Foco, onde o gerente de Investimentos, Marcelo D’Agostino destaca as principais notícias nacionais e internacionais que impactaram o desempenho dos investimentos, bem como as mudanças realizadas nas alocações.