Acessibilidade

Qual dessas 5 mentiras sobre investimentos você já acreditou?

1 de abril de 2022

Qual dessas 5 mentiras sobre investimentos você já acreditou?

1 de abril de 2022
Ver informativoVer informativo

Qual dessas 5 mentiras sobre investimentos você já acreditou?

31/3/2022

Quando se é criança, o humor está em praticamente todas as coisas. Conseguimos nos encantar e, muitas vezes, gargalhar vigorosamente com as mais simples bobagens. Do ponto de vista infantil, pode ser uma palavra diferente, uma piada sem graça ou até uma brincadeira inocente com os amigos. Tudo vira motivo de diversão descompromissada.

Puxando da sua memória, se você foi uma criança peralta, com certeza se lembra bem da expectativa que era pregar peças nos amigos com o Dia da Mentira, comemorado em 1º de abril. Alguns dos nossos coleguinhas da época chegavam a acordar mais cedo para planejar as pegadinhas. Outros se esmeravam mais, criando elaborados truques e chacotas dignas de programas de stand up comedy.

A ocasião segue como uma data engraçada e muitos, ainda na vida adulta, conseguem se divertir de forma leve com o humor intrínseco da situação. O problema é quando essas leves mentirinhas viram grandes mitos sociais e passam a, literalmente, assombrar as pessoas e moldar o senso comum.

O próprio mercado financeiro é completamente saturado de histórias fantasiosas sobre investimentos. São tão criativas que deixariam Lewis Carroll, no seu País das Maravilhas, boquiaberto! Para entrar no clima do 1º de abril e desmistificar o que se diz por aí, elencamos 5 mentiras que todos já ouvimos alguma vez na vida sobre dinheiro e economia. Confira:

1) A poupança é o melhor investimento!

MENTIRA! Apesar da modalidade ter um baixíssimo risco, existir a possibilidade de resgatar o dinheiro a qualquer momento sem grandes burocracias e ser protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o rendimento é bastante baixo. O dinheiro fica, basicamente, parado, rendendo uma quantidade irrisória, o que impossibilita grandes movimentações. A poupança pode ser uma boa opção quando o objetivo da aplicação for a construção de uma reserva de emergência. Nesse caso, essa modalidade pode, sim, ser uma alternativa interessante, devido à sua alta liquidez.

2) Só investe quem é rico!

MENTIRA! Se fosse assim, os aplicativos de Investimentos não estariam cada vez mais inclusivos. Existem categorias que começam com até R$ 20 de aporte, perfeito para quem quer começar a testar as possibilidades. No Plano CV I da Capef, por exemplo, o funcionário do Banco do Nordeste pode reduzir a contribuição proposta em até 25% no ato da adesão. Obviamente, quanto mais se investe, maior o retorno. No entanto, qualquer valor já pode ser o pontapé inicial para construir sua riqueza e garantir a tranquilidade no futuro. Mais importante do que quantidade é a constância. Seja disciplinado e veja seu patrimônio crescer aos poucos no longo prazo.

3) Não sei investir, pois é muito difícil!

MENTIRA! A internet está disponível para quem quiser aprender. Há inúmeros cursos (inclusive na plataforma EAD da Capef), blogs, vídeos no Youtube e até e-books gratuitos com diversas dicas e lições sobre investimentos. O conhecimento técnico é fácil de se adquirir e não precisa ser um expert no assunto para começar. Importante ressaltar que saber investir não significa ter que saber fazer previsões dos movimentos do mercado. Entenda as regras do jogo e o resto fluirá naturalmente.

4) Sou jovem demais pra começar a investir

MENTIRA! Na verdade, quanto mais cedo se começar, melhor, pois o esforço necessário para alcançar seus objetivos será menor do que se deixar para iniciar em uma idade mais avançada. A grande realidade é que nunca é cedo demais para começar a investir. Desde criança é essencial entender a importância do dinheiro e de investir para garantir anos vindouros mais sólidos. O porquinho com as moedas é ótimo para a parte didática, mas é papel dos pais educarem em casa os pequenos para serem mais ousados ao crescer. Planejar-se para ter sempre deve ser a regra principal, desde sempre.

5) Sou velho demais para começar a investir

MENTIRA! Da mesma forma que nunca é cedo demais para começar a investir, também nunca é tarde para iniciar os investimentos. Pesquisas mostram que o brasileiro vai viver cada vez mais. A expectativa de vida aumenta a cada ano e chegou a 75,8 anos e, com a evolução da medicina, podemos viver até 90, 100 anos. Você está preparado financeiramente para um futuro bem longo? Então, mesmo que tarde, é melhor investir alguma quantia do que chegar à velhice sem recursos. O importante é adquirir o hábito de investir mensalmente.

E aí, quais dessas você já ouviu?

Limpe os ouvidos, reprograme a sua mente e esqueça essas mentirinhas: agora é a hora de construir um futuro mais tranquilo!

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.