Acessibilidade

Reflexões para um 2021 mais próspero

30 de janeiro de 2021

Reflexões para um 2021 mais próspero

30 de janeiro de 2021
Ver informativoVer informativo

Reflexões para um 2021 mais próspero

29/1/2021

Ano novo é sempre um momento para renovar sua vida. São 365 novas oportunidades para realizar sonhos, desejos e metas. Você já parou para pensar sobre o quer para o seu 2021?

Se tem uma coisa que o ano de 2020 nos ensinou foi a necessidade de zelarmos pela nossa vida financeira. Pensando nisso, que realidade você quer para sua vida financeira neste novo ano?

Pensando em ajudar nossos participantes, nosso Diretor de Investimentos, Marcos Miranda, preparou algumas reflexões para garantir um ano novo mais próspero. Confira!

“COMO ESTÁ MINHA VIDA FINANCEIRA?”

O início de um novo ano é sempre uma boa oportunidade para avaliarmos o ano que acabou de passar, em muitas áreas de nossa vida, especialmente no aspecto financeiro. Comece pensando sobre que realizou em termos de construção de riqueza, aumento de patrimônio e ampliação de investimentos. Esse exercício é muito útil. É a partir dele que podemos considerar quais resoluções financeiras nos ajudarão a atingir nossos objetivos financeiros no futuro.

“MEU ORÇAMENTO ESTÁ EQUILIBRADO?”

Colocar as finanças em ordem, ter um orçamento equilibrado e poupar – no sentido de não gastar mais do que as receitas – vai nos permitir obter uma ‘sobra mensal’, por mínima que seja em um primeiro momento. Mantendo a disciplina e o foco, estaremos trilhando o caminho para alcançarmos nossas metas financeiras de curto, médio e longo prazo.

Assegurando essa ‘sobra mensal’, será possível avançarmos para o próximo passo e que muitas vezes negligenciamos: constituir e manter uma reserva de emergência.

“TENHO UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA?

Sabe aquele dinheiro que podemos precisar a qualquer momento para suportar eventos financeiros inesperados? Esta é a sua reserva de emergência. O montante dela deve ser calculado, geralmente, a partir de nossas despesas mensais, podendo ser de três, seis e até doze vezes tais despesas. Em regra, os especialistas recomendam seis vezes. Mas, isso vai depender, por exemplo, de quanta estabilidade temos no nosso emprego e do nosso nível de empregabilidade.

Entendendo a finalidade e a importância, bem como os fatores de ordem pessoal, familiar ou profissional específicos que nos dizem respeito, podemos dimensionar adequadamente o nível da nossa reserva.

“ONDE ESTOU MANTENDO MINHA RESERVA DE EMERGÊNCIA?”

Devemos manter nossa reserva de emergência em aplicações com resgate imediato e que não estejam sujeitas a oscilações bruscas de curto prazo. Isso é fundamental. No auge da pandemia do coronavírus, muita gente retirou dinheiro de seu plano de previdência privada, suspendeu suas contribuições ou até mesmo o cancelou.

Uma situação comum que levou a isto foi a perda de receita (desemprego do companheiro ou falência de um pequeno empreendimento) e, como consequência, teve que recorrer às suas economias. Mas, se o motivo de sacrificar o plano de previdência foi esse, fica claro que houve um erro de estratégia. Sua reserva de emergência não é a carteira do seu plano de previdência. Ter uma reserva de emergência é o motivo real para que eventos inesperados não impactem negativamente o investimento do seu plano de previdência e prejudiquem o seu futuro.

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.