Acessibilidade

Relatório da Previc destaca os resultados positivos das EFPC em 2020

24 de junho de 2021

Relatório da Previc destaca os resultados positivos das EFPC em 2020

24 de junho de 2021
Ver informativoVer informativo

Relatório da Previc destaca os resultados positivos das EFPC em 2020

23/6/2021

A sexta edição do Relatório de Estabilidade da Previdência Complementar (REP) traz o panorama do segmento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), com a apresentação da evolução recente e das perspectivas ao fim de 2020, detalhando os principais riscos identificados e as medidas implementadas para sua mitigação.

“Essa nova edição traz em destaque o resultado superavitário do segmento, que superou R$ 8 bilhões. Confirmando-se a tendência de crescimento do superávit e de declínio do déficit, ambos agregados”, diz comunicado da Previc.

A rentabilidade nominal agregada correspondeu a 11,1% em 2020, devido à consistente recuperação do valor dos ativos no segundo semestre do ano.

Num ambiente de elevada volatilidade, afetado pela crise sanitária de significativa magnitude, o segmento mostrou solidez e resiliência, com a manutenção dos principais índices, relativos à solvência, liquidez e rentabilidade de ativos, em níveis satisfatórios.

Por fim, esta edição do REP apresenta cinco boxes com as alterações regulatórias, a pesquisa sobre os critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) nas decisões de investimentos, os índices de solvência (IS) dos planos de benefícios agrupados por modalidade, a relação das entidades em função da dependência dos patrocinadores e, ainda, breve descrição sobre o International Organization of Pension Supervisors (IOPS).

Perspectivas – Para o ano de 2021, a conjuntura econômica evidencia algum aumento na inflação e na taxa de juros, ainda em patamar baixo, variação positiva do PIB, queda na taxa de câmbio (valorização do Real), expansão do crédito, bolsa de valores ascendente e baixo risco país (medido pelos CDS), segundo análise do REP publicada em seu sumário executivo.

Assim, a previsão é de recuperação econômica, apesar da possibilidade de ressurgimento de alguns fatores que possam afetar sua velocidade, como a aparição de novas variantes do coronavírus e a aceleração do contágio. Apesar do clima positivo, resultante dos diversos indicadores econômicos e de mercado mencionados, remanesce a necessidade de equilíbrio fiscal, importante para o crescimento econômico sustentável, continua o documento.

Mesmo em um ambiente de elevada volatilidade, afetado por uma crise sanitária de significativa magnitude, o sistema de Previdência Complementar Fechada mostrou solidez e resiliência, com a manutenção dos principais índices relativos à solvência, liquidez e rentabilidade de ativos em níveis satisfatórios.

Clique aqui para fazer o download do REP na íntegra.

Matéria publicada pelo Blog da Abrapp em 14/06/2021

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.