Acessibilidade

Revisão do Custeio do Plano CV I está disponível para consulta e alteração

Revisão do Custeio do Plano CV I está disponível para consulta e alteração

Ver informativoVer informativo

Revisão do Custeio do Plano CV I está disponível para consulta e alteração

4/12/2019

A partir de segunda-feira, 9 de dezembro, os Participantes do Plano CV I já podem revisar o custeio do seu plano para o próximo ano, adequando a taxa de contribuição à meta de benefício intencionada, com base nos fatores a seguir:

• Saldo atualizado da conta individual

• Estimativa de evolução salarial do funcionário

• Eventos ocorridos no ano: reajuste salarial, alteração de função comissionada, benefício projetado INSS

DURANTE ESSE PROCESSO, O PARTICIPANTE PODE ALTERAR:

• Data de aposentadoria programada; e

• Taxa de contribuição.

EVENTOS QUE IMPACTAM O CUSTEIO 2020

Além da Reforma da Previdência, cujas mudanças e impactos já foram divulgados e podem ser conferidos AQUI, outros eventos impactam o Custeio 2020. Confira abaixo:

Redução da Taxa de Juros

Com o cenário de queda de taxa de juros no Brasil, a rentabilidade de ativos com pouco risco tem diminuído.

Assim, a partir de 2020, a taxa de juros (meta de rentabilidade) do Plano CV I será reduzida de 5,25% para 5%, com o objetivo de adequar nosso plano à realidade do país.

Uma projeção de rentabilidade a uma taxa de juros menor significa uma redução no benefício projetado e/ou aumento do custeio.

Importante ressaltar que essa é apenas uma projeção de meta. No caso de o Plano obter um desempenho melhor do que o esperado, ao longo dos anos tanto o benefício projetado quanto o custeio vão se adaptando aos resultados obtidos.

Redução da Taxa de Administração

O Conselho Deliberativo aprovou a redução da taxa de administração de ambos os planos da Capef.

No caso do Plano CV I, a taxa reduziu de 5% para 4,5% sobre o valor da contribuição mensal do Participante e do Patrocinador, permitindo o acúmulo de 1 ponto percentual (p.p.) a mais, ao mês, na conta individual de cada Participante (0,5 p.p. da contribuição do Participante + 0,5 p.p. da contribuição do Patrocinador), o que tende a aumentar o benefício projetado ou a reduzir sua contribuição.

A medida, que deve ser comemorada pelos participantes, somente foi possível devido à implantação de uma cultura forte de economia, redução de despesas e sustentabilidade, fortalecida pelas estratégias contínuas de aumento do número de adesões ao plano.

A taxa de Administração, denominada de taxa de carregamento pelas Entidades Abertas de Previdência Complementar, incide sobre as contribuições do Participante e do Patrocinador, com a finalidade de custear as despesas de operação da Caixa.

Por ser uma entidade sem fins lucrativos, esta é a única taxa cobrada pela Capef durante a fase ativa, diferentemente dos bancos e seguradoras, que além da taxa de carregamento, aplicam uma Taxa de Administração Financeira, incide sobre o patrimônio anual dos participantes dos planos de previdência privada, às vezes na proporção de até 2% a.a.

Redução da Taxa de Solvência

Outra taxa que será reduzida no próximo ano será a de Solvência, que passará de 1,4% para 0,7%. Com isso, a partir de janeiro de 2020, o Participante terá mensalmente 1,4 p.p. (0,7 p.p. da contribuição do Participante + 0,7 p.p. da contribuição do Patrocinador) a mais em sua conta individual, fator que também tende a aumentar o seu benefício projetado ou a reduzir sua contribuição.

Ou seja, mais um ponto a ser celebrado pelos nossos Participantes!

Destaca-se que a Taxa de Solvência refere-se a um valor mensal creditado em fundo coletivo destinado a garantir o equilíbrio atuarial do plano referente aos benefícios vitalícios concedidos em regime mutualista, ou seja, na fase de Renda Vitalícia (após 22 anos de aposentadoria).

Resultados melhores do que o projetado

As estratégias de investimentos da Capef vêm fazendo com que os nossos planos colham bons frutos.

Até outubro de 2019, o Plano CV I rendeu 148% da meta de rentabilidade. Esse resultado acima da meta de juros projetada impacta na redução do custeio e/ou aumento do benefício projetado.

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.