Acessibilidade

Você já se sabotou nas finanças por medo do cancelamento?

28 de fevereiro de 2021

Você já se sabotou nas finanças por medo do cancelamento?

28 de fevereiro de 2021
Ver informativoVer informativo

Você já se sabotou nas finanças por medo do cancelamento?

27/2/2021

O termo "cancelamento" virou moda desde o ano passado com o Big Brother Brasil e as polêmicas em torno dos participantes. Na edição de 2021, não tem sido diferente: Karol Conká, Lumena e outros participantes com posicionamentos questionáveis têm sido alvo de revolta nas redes sociais.

Como resultado, perderam seguidores, aparecem constantemente nos termos mais falados do Twitter e são julgados por seus erros.

O medo do cancelamento, porém, também afeta as finanças. Muitas vezes, para não sermos banidos de certo grupo social, temos atitudes que são uma autossabotagem com o dinheiro. Veja alguns exemplos:

Não saber dizer não

Fazemos isso principalmente quando algum amigo ou familiar nos pede algo. Isso é ruim para o bolso porque mesmo que você tenha um objetivo, como economizar, acaba cedendo às saídas e aos pedidos de ajuda. Isso toma seu tempo e seu dinheiro!

Seguir a moda

Já passou dos limites para manter o visual? Todo grupo social tem suas marcas e você até pode gostar delas, mas pense duas vezes se não está consumindo algo só para se enquadrar e não ser cancelado

Acompanhar um padrão de vida que não é seu

Isso acontece muito entre casais. Se está conhecendo alguém, pode acompanhar a pessoa em viagens e restaurantes, mesmo que não seja um padrão adequado para o seu bolso. O diálogo para chegar a um meio-termo de gastos é a melhor saída neste caso.

Não dividir a conta

O medo de cancelamento aqui é de ser o amigo que quer pagar somente o que consumiu. Se sair e perceber que comprou muito menos comida e bebida que seus colegas, não há problema algum em pagar somente a sua parte e não querer dividir igualmente. Apesar disso, muita gente tem vergonha e receio de pedir por uma divisão justa.

Já passou por alguma atitude assim? Fique atento para que seus não sabotem seu planejamento financeiro.

Matéria publicada no UOL em 09/02/2021

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.