Acessibilidade

A relevância de uma longevidade vivida intensamente

A relevância de uma longevidade vivida intensamente

Ver informativoVer informativo

A relevância de uma longevidade vivida intensamente

22/10/2018

Quem não sonha em chegar à aposentadoria de forma plena, saudável e com a sensação de ter uma longevidade vivida intensamente?

Assim chegou a essa fase o nosso Participante Assistido Tarcísio Marçal da Costa, que completou 75 anos no último dia 15 de agosto.

Aposentado do Banco do Nordeste há 18 anos, Tarcísio considerou relevante registrar seu aniversário em nosso informativo, a fim de compartilhar com os colegas assistidos e da ativa um pouco de sua história e sobre como chegou a essa idade realizado, “de forma muito sadia, sem fazer uso de nenhum medicamento”.

Natural de Pau D’arco, município de Crateús, Tarcísio é filho de vaqueiro e pequeno agricultor. Antes de iniciar sua carreira no BNB, teve uma vida bastante movimentada desde cedo. “Até os 16 anos trabalhava na roça e ajudava no labor com os animais que o patrão mandava para meu pai administrar”, lembra o aposentado.

Aos 18 anos, ingressou na Rede Ferroviária Federal como telegrafista e depois agente de estação. Já aos 19 foi licenciado para prestação de serviço militar no quartel do 4º Batalhão de Engenharia em Crateús. Aos 20 anos, retornou às atividades ferroviárias e aos 22 casou-se com a jovem Armênia Borges, com quem teve quatro filhos. E foi aos 33 anos que assumiu como escriturário do BNB, onde trabalhou por 24 anos.

Atualmente ainda gozando de muita saúde, Tarcísio continua produtivo, atuando como comerciante do ramo de rações para animais (bovino, ovino, caprino e suíno).

E qual o segredo para viver tantos anos com toda essa energia? Ele responde:

- O trabalho, a moderação, o cuidado com a saúde sem abrir mão dos saudáveis momentos de lazer e os passeios inesquecíveis em companhia da família e de amigos. Eu digo que não seja um idoso em seus hábitos e ações, mas se planeje para uma vida equilibrada e saudável. Não exagere nos gastos e se preocupe para viver uma terceira idade prazerosa com saúde e cidadania. Seja um ser reconhecidamente bem-conceituado pela prática da virtude, das boas ações, do respeito às leis, normas do país e aos direitos dos cidadãos.

Para finalizar, Tarcísio falou também sobre a importância da Previdência Complementar em sua vida:

- O Plano BD é de expressiva relevância para a vida dos aposentados do BNB, pois é a garantia de uma renda sólida e sustentável para que tenhamos uma vida digna depois de sair da atividade profissional.

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.