Brasileiros desejam independência do INSS, mas prática de investimento ainda é escassa
27/6/2023
Poupe para o futuro. Invista para a aposentadoria. É o conselho que ecoa no ouvido de qualquer pessoa sensata que sonha com um envelhecimento tranquilo. Mas no Brasil, parece que a prática não anda tão alinhada com a teoria. Apesar da queda na expectativa de depender do INSS, que passou de 50% em 2021 para 44% em 2022, o investimento em previdência privada segue baixo.
A pesquisa anual Raio X do Investidor, realizada pela Anbima, traz à tona uma realidade preocupante: em 2022, apenas 2% dos entrevistados investiram em previdência complementar. Entre as classes A e B, a situação pouco melhora. Apenas 6% desses grupos econômicos se preocuparam em fazer aplicações desse tipo.
A independência do INSS parece cada vez mais um sonho distante. Para quem já está aposentado, o benefício social é a principal fonte de sustento para 86%. E para aqueles que ainda estão na ativa, somente 18% disseram já ter começado a guardar dinheiro para a aposentadoria.
Por outro lado, recentemente o Governo Federal estimou que o déficit do INSS aumentará para R$ 3,3 trilhões em 2060, mais que o dobro do déficit previsto para este ano. E em 2100? Espera-se que esse número quadruplique, chegando a R$ 25,22 trilhões. Essas previsões refletem o cenário alarmante do nosso sistema previdenciário público, que se encontra sobrecarregado e insustentável a longo prazo.
E você, espera depender só da Previdência Social quando chegar a sua vez?
Essa é a realidade: quem não planeja o futuro, pode acabar enfrentando surpresas nada agradáveis. O INSS é importante, mas não é suficiente.
É preciso buscar alternativas e a Capef está aqui para te ajudar nessa missão!
Para você que ainda não investe em Previdência Privada, a hora é agora! Em meio às incertezas do futuro da Previdência Social, o Plano CV I surge como uma opção sólida e segura para os funcionários do Banco do Nordeste. Ao aderir ao plano, você estará construindo um futuro de possibilidades, complementando o benefício do INSS e contando com outras inúmeras vantagens, como a duplicação imediata do investimento através da contrapartida do Patrocinador.
Vamos fazer parte do time dos previdentes?
E para você que já aderiu, parabéns pelo faro apurado! Mas que tal aumentar o benefício com aportes extras?
Lembre-se: cada real adicional investido hoje pode significar mais possibilidade no futuro e mais economia no presente, uma vez que é possível deduzir as contribuições pagas ao plano até o limite de 12% da renda.
Quer saber quanto precisa investir para maximizar seu Ganho Fiscal em 2023?