Acessibilidade

E se eu me desligar do Banco?

E se eu me desligar do Banco?

Ver informativoVer informativo

E se eu me desligar do Banco?

12/9/2018

Uma dúvida comum que paira entre boa parte dos novos convocados quando apresentados ao plano CV I é: Ao me inscrever no plano, como ficará a minha situação, se um dia eu me desligar do Banco do Nordeste antes de me aposentar?
A fim de esclarecer essa questão, explicamos abaixo quais são as opções, denominadas Institutos Previdenciários, disponíveis no plano CV I àqueles Participantes que se desligam do Patrocinador antes da aposentadoria. Institutos Previdenciários

No total, existem quatro Institutos Previdenciários: a Portabilidade, o Benefício Proporcional Diferido, o Autopatrocínio e o Resgate. Dentre essas opções, as duas primeiras requerem carência de 36 meses; já as demais podem ser usufruídas a qualquer tempo. COM CARÊNCIA (Disponível para opção do Participante após 36 meses de vinculação ao plano)
PortabilidadePor meio desse instituto, o Participante pode transferir todo o saldo acumulado em sua conta individual - inclusive as contribuições do Patrocinador -, sem incidência de impostos, para um plano de previdência operado por outra entidade de previdência complementar fechada ou aberta, encerrando assim o seu vínculo com a Capef. Essa opção é normalmente mais vantajosa para aqueles que, após o desligamento, ingressam em uma empresa que, assim como o Banco do Nordeste, oferece o benefício de previdência complementar aos seus funcionários. Nesse caso, o Participante transfere os seus recursos para outra Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), que por não ter fins lucrativos, comumente praticam taxas administrativas mais vantajosas do que as Entidades Abertas (EAPC). Benefício Proporcional Diferido (BPD)Através do BPD, o Participante, ao se desligar do Patrocinador, suspende as suas contribuições mensais, mas mantém os recursos investidos por ele e pelo Patrocinador, no plano, de forma que ao completar os requisitos para a aposentaria pelo INSS, receba um benefício mensal proporcional à reserva acumulada. Através dessa opção, o Participante tem a possibilidade de realizar aportes facultativos, no valor e periodicidade que desejar, a fim de incrementar o valor do seu benefício. Para aqueles que ingressarão em uma empresa que não oferece o benefício da previdência complementar, essa opção tende a ser vantajosa. Isso porque o Participante tem a oportunidade de continuar investindo em um plano administrado por uma EFPC, pagando taxas menores do que pagaria caso fizesse a portabilidade para uma EAPC. Clique aqui, faça uma comparação entre o plano CV I e os planos oferecidos por EAPC's e comprove.
SEM CARÊNCIA (Disponível para opção do Participante a qualquer tempo)

Autopatrocínio
Nesse instituto, mesmo após o desligamento do Patrocinador, o Participante mantém o seu plano ativo, através de contribuições individuais, incluindo-se a parcela que caberia ao Patrocinador, sendo-lhe assegurado todos os benefícios que o plano oferece.Essa opção tende a ser interessante para os Participantes que desejam completar os três anos de vinculação ao plano, de forma a usufruir dos institutos de Portabilidade ou do Benefício Proporcional Diferido. Resgate
Ao desvincular-se do Patrocinador, o Participante resgata o saldo da conta individual, composto pelas suas contribuições, deduzido do imposto de renda, cuja alíquota varia de acordo com a tabela escolhida no momento da adesão (progressiva ou regressiva). Sem dúvida alguma, essa é a opção menos vantajosa e previdente dentre todos os institutos citados acima. Isso porque o Participante perde o direito às contribuições aportadas pelo Patrocinador e encerra a sua vinculação ao plano de previdência.

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.