Jovens despreparados, idosos em apuros: a realidade financeira de duas gerações
19/10/2023
Você já se pegou pensando no futuro financeiro dos seus filhos, sobrinhos ou netos? Se eles pertencem à Geração Z, a situação pode ser mais preocupante do que se imagina.
Isso porque uma pesquisa recente da CNDL/SPC Brasil revela que 75% dos jovens dessa faixa etária não estão se preparando para a aposentadoria. As razões variam desde a falta de renda até a sensação de ser muito jovem para pensar nisso, ou simplesmente não saber como fazer.
Agora, vamos dar um salto no tempo e olhar para os idosos.
Uma pesquisa também recente do Serasa indica que 70% dos idosos brasileiros consideram que o dinheiro de uma aposentadoria não é suficiente para viver.
Segundo o mesmo estudo do Serasa, 58% dos idosos consideram que não conseguiram se planejar financeiramente para a melhor idade. Ou seja, estão pagando o preço por decisões equivocadas tomadas no passado.
Isso nos leva a uma reflexão: se os jovens de hoje não se preparam, o que os espera no futuro?
Se a pessoa, enquanto jovem e cheia de energia, já enfrenta dificuldades para poupar, como imagina que será quando estiver mais velha e com menos vigor?
Muitos cometem o equívoco de pensar que os custos diminuem na velhice. Embora algumas despesas, como transporte para o trabalho e alimentação fora de casa, possam reduzir, outras começam a aumentar, como gastos com saúde, lazer e até mesmo cuidadores.
José Cesar da Costa, presidente da CNDL, afirma que "é importante observar que os jovens precisam ter objetivos financeiros claros e aprender a controlar o imediatismo e os impulsos de consumo, evitando gastos excessivos desde cedo para que não se tornem hábitos e comprometam a saúde financeira e o atingimento de metas no futuro".
"Embora a crise econômica e desemprego elevado ajudem, em parte, a explicar as dificuldades financeiras dos jovens, é preciso ressaltar a importância de investir na formação e na educação financeira dessa parcela da população", complementa Costa.
O presidente da CNDL ressalta ainda que a Geração Z, apesar de sua hiperconectividade e acesso a informações, demanda ajuda. "Esses jovens precisam de orientação sobre uso responsável do crédito e do dinheiro. Quanto mais as ferramentas se tornarem rápidas e intuitivas, maior deverá ser o conhecimento em relação às consequências da má gestão financeira", comenta Costa.
Seja você a diferença na vida de quem ama!
Se você tem entes queridos pertencentes a essa geração, saiba que pode ser um dos alicerces para ajudá-los a construir um futuro financeiro mais seguro. Afinal, ninguém quer ver pessoas que ama fazendo parte da estatística de idosos que não conseguem se manter com o salário de aposentadoria.
Você pode contribuir de diversas formas: compartilhando suas próprias experiências e conhecimentos sobre educação financeira, incentivando-os a participar de cursos e workshops sobre investimentos e previdência, ou até mesmo presenteando-os com livros sobre o tema.
Outra maneira eficaz de ajudar é considerar o Plano Família Capef, plano previdenciário cuidadosamente projetado para atender às necessidades específicas dos jovens, oferecendo uma solução de longo prazo que pode fazer toda a diferença na vida deles.
Para saber mais sobre como o Plano Família Capef pode contribuir para uma vida e futuro de possibilidades para seus entes queridos, acesse nosso site clicando aqui.