Pesquisa confirma: interesse em Previdência Privada cresce no Brasil
10/11/2023
O interesse dos brasileiros em previdência privada tem crescido nos últimos anos. De acordo com uma recente pesquisa da Fenaprevi, encomendada pelo Datafolha em julho de 2023, saltou de 7% para 12% o número de indivíduos que planejam utilizar essa modalidade como fonte de renda na aposentadoria desde o último estudo realizado em 2021.
Paralelamente, também se notou um aumento de pessoas que contam apenas com a previdência pública, passando de 30% para 42%. As mulheres tendem a depender mais do INSS do que os homens, e a maioria dos entrevistados acredita que precisará cortar gastos na aposentadoria. Mais da metade (56%) dos entrevistados deseja se aposentar até os 60 anos, mas muitos preveem que terão que trabalhar por mais tempo, ou talvez nunca venham a se aposentar.
Diante deste cenário, 82% dos entrevistados expressaram o desejo de planejar suas finanças, com 77% estabelecendo metas financeiras específicas para o futuro próximo. Contudo, desafios como despesas inesperadas e a dificuldade em economizar salientam a importância de um planejamento eficaz.
“Muitos não têm como pensar no futuro porque vivem uma situação de dificuldade financeira para assegurar o presente, as necessidades concretas do dia a dia”, destaca o presidente da Fenaprevi, Edson Franco, em relação à atual situação socioeconômica do país.
“O cenário também está associado à nossa baixa capacidade de gerar poupança interna/doméstica, resultante da falta de planejamento e educação financeira”, complementou o executivo. Para ele, com a retomada do emprego e do nível de renda das pessoas, que vêm dando sinais de recuperação no Brasil após a pandemia, o mercado segurador espera o aumento de capacidade de poupar e assim as famílias possam buscar mais proteção à renda.
Previdência Social Brasileira: entre desafios e a necessidade de planejamento financeiro
Essa conscientização sobre a previdência privada ocorre em um momento em que a Previdência Social brasileira enfrenta desafios significativos. O sistema previdenciário do país, segundo o "Global Pension Report 2023" da Allianz, figura entre os menos eficientes do mundo, ocupando a 65ª posição em um ranking de 75 países. A sustentabilidade é o ponto crítico, com a projeção de que não haverá contribuintes suficientes para sustentar as futuras gerações de aposentados, dada a tendência de baixa natalidade e envelhecimento populacional.
Além disso, a discrepância entre os benefícios esperados e a realidade é notável. Em 2022, apenas uma fração mínima dos beneficiários recebia o teto previdenciário, enquanto a maioria sobrevivia com um salário mínimo. Isso evidencia a necessidade urgente de um planejamento financeiro pessoal mais robusto, onde a previdência complementar se destaca como uma solução viável e cada vez mais necessária.
Frente a esse panorama, nunca é demais lembrar que a Capef se apresenta como uma opção segura e confiável, oferecendo planos de previdência complementar, como o Plano CV I e o Plano Família, alinhados com as necessidades dos funcionários do Banco do Nordeste e seus familiares.
Acesse nosso site clicando aqui para descobrir como esses planos podem auxiliar você e sua família a construírem uma vida e futuro de possibilidades, com independência e segurança além da Previdência Social.
Garanta agora mesmo uma aposentadoria tranquila, com qualidade de vida e liberdade financeira.