Acessibilidade

Plano CV I X Planos de Mercado: Saiba qual o mais vantajoso!

Plano CV I X Planos de Mercado: Saiba qual o mais vantajoso!

Ver informativoVer informativo

Plano CV I X Planos de Mercado: Saiba qual o mais vantajoso!

29/7/2018

Ter a oportunidade de ingressar em um plano fechado de previdência complementar, oferecido como forma de benefício pela instituição empregadora aos seus funcionários, deve ser encarado como um privilégio, de acordo com especialistas em educação financeira.

Isso porque esses planos, operados por entidades sem fins lucrativos e ofertados por poucas empresas no país, como é o caso do BNB, possuem características bastante vantajosas com relação aos chamados “planos de mercado” (PGBL e VGBL, operados comercialmente por entidades abertas a qualquer pessoa física ou jurídica).

No caso do Plano CV I, disponível exclusivamente para os empregados do BNB, por exemplo, pode-se dizer que a maior vantagem sobre os planos abertos é o fato do participante ter mensalmente a sua contribuição duplicada, através de aporte realizado pelo patrocinador, o que gera um retorno imediato de 100% ao investidor. Além disso, outra característica que o sobrepõe aos planos de mercado é o fato de suas taxas administrativas serem mais atrativas; enquanto as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC’s) não possuem fins lucrativos, as Entidades Abertas (EAPC’s) existem com propósitos comerciais, portanto, cobram mais de seus participantes.

Esteja atento: não caia em uma armadilha!


Ainda que possam ingressar e se manter em um plano previdenciário com qualidades indiscutivelmente superiores aos de mercado, pode haver algum funcionário que se sinta atraído a investir ou a portar, através do Instituto da Portabilidade, os seus recursos da previdência fechada para planos comerciais. Isso acontece porque, ao realizar simulações disponibilizadas pelas EAPC’s, por vezes os benefícios projetados mostram-se atrativos à primeira vista.

Caso você seja um desses funcionários, fique atento para não cair em uma armadilha. Isso porque, geralmente, o interesse em ingressar ou portar os recursos para um plano aberto é ocasionado pela falta de conhecimento e reflexão sobre as características do produto analisado.

Confira abaixo algumas características do plano, que devem ser cuidadosamente analisadas pelos investidores ao comparar o Plano CV I com os Planos de Mercado:

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.