Planos da Capef superam metas e CDI no longo prazo
30/7/2023
Os Planos BD e CV I da Capef apresentaram resultados notáveis no primeiro semestre de 2023, ultrapassando não só as metas atuariais no ano, mas também demonstrando um sólido desempenho de longo prazo - uma variável essencial quando se trata de planos previdência.
O Plano CV I registrou, no primeiro semestre de 2023, um retorno de 8,51%, equivalente a um alcance de 157% da meta atuarial fixada para o período de 5,41%. No longo prazo, o plano tem se destacado. Nos últimos cinco anos, a rentabilidade acumulada foi de 70,82%, que representa 102% da meta e 176% do CDI.
Por sua vez, o Plano BD, registrou um retorno de 6,31% no primeiro semestre de 2023, representando 121% da meta de 5,22%. E também tem mantido um forte desempenho no longo prazo. Nos últimos cinco anos, o plano apresentou um rendimento de 81,25%, que corresponde a 112% da meta e 201% do CDI.
Mas o que está impulsionando esses resultados notáveis em 2023, após o período desafiador vivenciado no último ano?
Segundo o Diretor de Administração e Investimentos da Capef, Sérgio Clark, uma série de estratégias acertadas tem contribuído para o desempenho sólido dos planos.
"Em 2022, enquanto lidávamos com os efeitos negativos da marcação a mercado em função da alta das taxas de juros, aproveitamos esse cenário para fazer uma realocação de ativos de risco para títulos de renda fixa, aproveitando taxas bastante atrativas. Fizemos isso antecipando uma futura queda nas taxas de juros", explica o Diretor de Administração e Investimentos, Sérgio Clark.
"Ainda que a Selic não tenha reduzido até o momento, a expectativa de um declínio nas taxas de juros é iminente e o mercado já começou a precificar essa tendência. Por isso, os títulos que adquirimos naquele período estão se valorizando e o reposicionamento da carteira mostrou-se acertado. Hoje, estamos vendo o efeito positivo dessa estratégia fortalecendo o desempenho dos nossos planos", acrescentou o Diretor.
Conforme destaca Clark, esses resultados não são fruto do acaso, mas de uma gestão estratégica eficiente e de um trabalho árduo, realizado em colaboração com todos os setores da Capef. “A Diretoria, os Conselhos, o Comitê de Investimentos, nossa equipe de profissionais, todos estão comprometidos e focados em monitorar constantemente o mercado e tomar as melhores decisões para nossos planos".
Nesse contexto, o Diretor lembra que a previdência privada é um compromisso de longo prazo. “Compreendemos que há períodos de volatilidade e incertezas, mas nossa missão é manter a tranquilidade e a confiança de nossos participantes, pois no longo prazo entregamos resultados consistentes. Para isso, contamos com uma equipe altamente preparada e dedicada, que se mantém atualizada com as mudanças do mercado, sempre pronta para adaptar nossas estratégias quando necessário", acrescenta.
O Diretor conclui: "A Capef é mais do que uma Caixa de Previdência. Somos uma instituição comprometida com o bem-estar e o futuro financeiro seguro de nossos Participantes. E os resultados confirmam que estamos no caminho certo. Nos momentos desafiadores, mantenham a confiança em nosso trabalho e na estratégia que temos para o longo prazo. Estamos aqui para garantir o melhor para todos".