Poupar e investir é realmente possível - desde que você saiba seguir a sequência correta
30/10/2022
Datas comemorativas geralmente têm o poder de nos fazer refletir sobre diversas situações. O Dia da Poupança, comemorado no dia 31/10, desperta a urgência em economizar para o futuro e viver momentos mais tranquilos em relação à vida financeira.
Fazer sua poupança não significa economizar agora para gastar mais lá na frente. A prática tem mais a ver com educação financeira e deve ser vista como um processo contínuo ao longo da vida. Entender essa realidade vai te ajudar a perceber a necessidade de poupar, além de pensar em estratégias para fazer com que a prática funcione.
Fazer economias extremas em um primeiro momento, ficar sem dinheiro em momentos vindouros e acabar gastando em dobro por ter estabelecido metas inalcançáveis não é indicado.
É a partir disso que podemos pensar na poupança como algo necessário e aplicável na prática.
Algumas pessoas costumam pensar que, quando o salário é creditado, o primeiro passo é pagar todas as contas, adiantar outros pagamentos, se for possível, comemorar o período com o dinheiro e só depois pensar na reserva. Ou seja, o que resta é literalmente a sobra, quando nós sabemos, em muitos casos, que seria possível economizar um pouco mais para poupança e investimento.
Por isso, uma dica chave é fazer a organização das suas contas e, ao receber o dinheiro, já separar a parte que vai ser destinada para os planos futuros. Planejar essa distribuição e aplicá-la na prática ajuda a evitar gastos desnecessários.
Pense que no caso das contas, o dinheiro já é reservado para elas, não dá para ignorar ou deixar para depois. Quando falamos sobre poupança e investimento, a lógica também precisa ser a mesma, por se tratar de algo igualmente necessário para o nosso bem-estar.
Se as despesas são maiores que as receitas, é necessário repensar a sua base econômica. Entretanto, se o seu receio é o pensamento de que podem aparecer emergências no futuro e, para isso, poderia ser utilizado o dinheiro dedicado para poupança e investimento, fique atento a seguir.
No livro Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter, os autores falam de algo simples e que faz sentido: em momentos de necessidade, a nossa mente sempre é capaz de pensar em estratégias para resolver o problema. Por isso, o dinheiro da reserva, dedicado ao seu futuro, não deveria ser pensado como algo que pode ser resgatado a qualquer momento sem que haja um impacto a longo prazo.
Assim, uma dica prática é seguir uma sequência, levando em consideração o que citamos anteriormente: tenha em mente o dinheiro que você vai receber e separe a quantia proporcional para poupança de emergência e para o investimento futuro. Esses valores são importante e têm um propósito - a sua tranquilidade hoje a amanhã.
Com isso em mente, execute o próximo passo: a parte reservada para a poupança de emergência deve estar investida em uma opção com liquidez, de fácil acesso. Ainda assim, tente esquecê-la. Utilize somente para emergências MESMO, e não para fazer compras desnecessárias!
Já a quantia reservada para o objetivo de longo prazo deve ser investida em um local de mais difícil acesso, onde não seja possível resgatar a qualquer tempo. Se ele estiver ao seu alcance, as chances de cada centavo ser gasto são grandes. Ao mantê-lo distante, caso seja necessário em algum momento, sua mente vai pensar em uma solução ética e inofensiva.
Ao longo do tempo, você poderá perceber que conseguiu poupar, investir e ainda pagou as contas necessárias, tudo isso com o dinheiro que parecia impossível fazer tantas coisas assim.
INVISTA NO SEU FUTURO!
Se você ainda não começou seus investimentos para o futuro, inicie seu planejamento financeiro o quanto antes. Inscreva-se no Plano CV I da Capef e garanta sua liberdade financeira!
Caso já tenha aderido ao Plano CV I, lembre-se de manter uma rotina de aportes facultativos!
Você incrementa seu benefício, paga menos Imposto de Renda e garante uma tranquilidade financeira ainda maior!
Participe do 29º Seminário de Investimentos e Benefícios!
Aproveitando o assunto relevante, a 29ª edição do Seminário de Investimentos e Benefícios está chegando para garantir muito conhecimento compartilhado.
O evento vai acontecer nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro Administrativo do Banco do Nordeste, em Fortaleza, e marcará o retorno da edição presencial depois de dois anos, devido à pandemia do coronavírus. No entanto, o formato online também estará disponível para quem não puder comparecer. O que importa é participar, da sua forma, para que o máximo de pessoas conheça o caminho que vai levar à liberdade financeira.
No Seminário de Investimentos e Benefícios de 2022, prepare-se para ouvir grandes nomes, incluindo Luis Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp, Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp, e Luiz Esteves, Economista Chefe do BNB.
Clique aqui para saber mais sobre o evento e fazer sua inscrição. Aproveite esta oportunidade!