Acessibilidade

Previdência nunca é demais

Previdência nunca é demais

Ver informativoVer informativo

Previdência nunca é demais

4/2/2018

Se você ainda está na ativa no Banco e não adere ao Plano CV I por achar que passou da idade de investir para a aposentadoria, ou por já ter outro investimento com finalidade semelhante, a história do nosso Participante Darcy Bueno pode lhe inspirar.

Por 26 anos, Darcy trabalhou no Banco do Brasil como engenheiro agrônomo, tendo saído em 2007, por meio da adesão a um Plano de Desligamento Voluntário. No mesmo mês em que saiu, entrou para a família BNB, ao tomar posse como analista técnico na cidade de Surubim/PE.

Durante o tempo em que esteve no Banco do Brasil, Darcy contribuiu para um plano de Previdência Complementar administrado pela PREVI (Caixa de Previdência dos Funcionários do BB). E desde que saiu do antigo emprego, por preencher todos os requisitos necessários, passou a receber o benefício mensal do plano pelo qual investiu por vários anos.

Aos 61 anos, já recebendo benefício de um plano de previdência complementar e elegível ao benefício do INSS (ele ainda não recebe por opção), o engenheiro agrônomo não parou por aí. Ao receber visita de uma profissional da Capef em agosto de 2017, ação parte da campanha “Sua Adesão Vale Mais”, Darcy aproveitou a oportunidade para aderir ao Plano CV I, incrementando mais uma fonte de renda para sua aposentadoria.

POR QUE ADERIR AO PLANO NA SUA SITUAÇÃO?

- Aderi ao Plano CV I porque planejo parar de trabalhar daqui a 10 anos, e o benefício servirá para complementar minha renda. Estou com 61 anos, e uma das grandes vantagens do CV I, ao meu ver, é o fato de ele funcionar como um seguro, além de garantir o recebimento do direito do participante por seus herdeiros.

TARDE DEMAIS PARA ADERIR?

- É claro que, em matéria de previdência, quanto mais cedo começar, melhor. Mas, no caso do CV I, o plano traz bem definido o tempo mínimo de acumulação e o período de recebimento do benefício. Assim, quem tem menor expectativa de tempo no BNB, pode começar a usufruir desde que cumprido cinco anos de contribuição.

GESTÃO TAMBÉM AJUDOU NA DECISÃO

- Acompanho o desempenho da Capef, através das matérias divulgadas nos informativos, e verifico que ela tem sempre atingido, e mesmo superado, os índices atuariais legais necessários à sua estabilidade. A exposição a risco variável é bem menor, proporcionalmente, quando comparada a de outros fundos de pensão de empresas estatais. Acredito que isto traga maior estabilidade na administração e aplicação dos recursos.

O QUE DIZER PARA QUEM NÃO ADERIU?

- Ao longo das últimas décadas, o papel da previdência foi se tornando sempre mais relevante, dados os aumentos da expectativa e do custo de vida. Não dá para depender apenas do INSS. É necessário inserir no orçamento familiar este investimento, assim como financiamos um imóvel. O tempo é o maior aliado na formação de um patrimônio razoável, que nos permitirá usufruir seus recursos após a vida laboral.

Atualmente, Darcy Bueno encontra-se lotado na Célula de Execução de Suporte Técnico, em Recife/PE.

E você, ainda não aderiu ao Plano CV I da Capef, e está deixando de lado vantagens que só você, funcionário do Banco do Nordeste tem acesso?

Neste link, apresentamos informações do Plano que vão lhe auxiliar nesta importante decisão!

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.