Acessibilidade

Renda Vitalícia: Plano CV I x Planos de Mercado

Renda Vitalícia: Plano CV I x Planos de Mercado

Ver informativoVer informativo

Renda Vitalícia: Plano CV I x Planos de Mercado

29/7/2018

Essa matéria faz parte da série Plano CV I x Planos de Mercado. Clique aqui para conferir na íntegra.

Suponha que você escolha se aposentar aos 60 anos de idade. Sua renda passará a vir dos proventos do INSS e do benefício mensal do plano de previdência complementar, caso tenha tido a preocupação em contribuir com um enquanto jovem. Quando chegar aos 75 anos, idade em que todas as pessoas começam a exigir cuidados mais especiais, o benefício da previdência privada se encerra e você passa a depender somente da previdência social. O que fazer?

Muitas pessoas, ao pesquisarem planos de mercado, acabam realizando simulações estipulando um prazo determinado para recebimento do benefício, variando geralmente de 10 a 20 anos. Nos casos de portabilidade, a simulação prevê um prazo de 15 anos. Com isso, os valores apresentados nessas simulações aparentemente tornam-se mais elevados.

Vamos exemplificar com uma conta simples: você tem acumulado R$ 100 mil. Se optar por receber esse valor em forma de benefício por 15 anos, o valor mensal percebido será maior do que se escolher receber por 30 anos.

Contudo, essa variável deve ser encarada com bastante atenção e reflexão por parte do investidor. Isso porque, de acordo com cálculos efetuados com base na tábua de expectativa de sobrevida RP-2000, das pessoas que começam a receber benefício aos 60 anos de idade, por exemplo, mais de 70% estarão vivas aos 80 anos de idade.

Ainda como exemplo, em relação a um casal, ambos com 60 anos de idade, a probabilidade de pelo menos um estar vivo aos 80 anos cresce para 88%.

Desta maneira, contratar um plano previdenciário com prazo determinado para recebimento dos benefícios pode colocar uma parte da sua aposentadoria em risco, pois a chance de você ainda precisar desses recursos por alguns (talvez muitos) anos é bastante significativa.

É justamente para evitar esse tipo de situação que o Plano CV I oferece aos seus Participantes, benefícios vitalícios, reversíveis em pensão.

Além disso, o Plano CV I oferece também uma cobertura contra riscos, como a invalidez e a morte.

Esses benefícios de risco, apesar de serem oferecidos pelos planos de mercado, na maioria das vezes, não estão considerados nos cálculos disponíveis em seus simuladores, contribuindo também para uma elevação na projeção do benefício mensal. Portanto, é mais um fator a ser observado pelo investidor ao comparar o Plano CV I com os planos de mercado.

Você não quer passar por uma crise financeira justamente na fase em que mais precisará, e muito menos deixar a sua família desprotegida contra situações adversas, não é mesmo?

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.