Acessibilidade

Veja 6 dicas para não se endividar com a Black Friday

Veja 6 dicas para não se endividar com a Black Friday

Ver informativoVer informativo

Veja 6 dicas para não se endividar com a Black Friday

20/11/2018

A Black Friday acontece na próxima sexta-feira (23),  mas desde o começo do mês muitas lojas já estão fazendo promoção para tentar aquecer as vendas.

Para quem se programou, a ocasião pode ser uma boa oportunidade de comprar mais barato, mas, para isso, é preciso ter certeza que está fazendo um bom negócio.

- Não acredito em Black Friday porque estimula um sentimento de compulsão nas pessoas que compram sem pensar - diz a perita criminal Ariane Lins Scramin, de 35 anos.

Ela diz que só compraria algo na Black Friday se tivesse real necessidade, pudesse fazer um monitoramento da variação dos preços e diante disso, achasse uma oportunidade válida. "Sem ter feito esse acompanhamento prévio, eu não compraria", diz.

Para o economista e matemático financeiro, José Dutra Vieira Sobrinho, a atitude de Ariane é a mais correta.

- A Black Friday pode ser uma boa oportunidade, mas é preciso comprar só o absolutamente necessário, aquilo que já estava programado, dentro do orçamento, e que pode representar um bom desconto. Nada de comprar o que não precisa - diz.

Black Friday x Natal

Dutra Sobrinho não acredita que os preços baixem até o Natal, então, quem puder se adiantar e fazer as compras na Black Friday com descontos pode ter vantagem.
Mas essas compras precisarão ser bem programadas, para que os boletos não se acumulem de uma vez e 2019 já comece com dívidas.

Para Reinaldo Domingos, presidente da escola de educação financeira DSOP, essa semana pode ser aproveitada para uma boa pesquisa em sites e lojas, "tendo assim a certeza de que fará um bom negócio, fugindo das compras por impulso, que no futuro poderão trazer dívidas desnecessárias."



Confira mais dicas:

1 - Não se endivide

Não compre se para isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que cabe no orçamento.

2 - Avalie se a compra vai trazer custos extras

Analise se a compra não trará custos extras para a família ou para a pessoa posteriormente, como gastos com baterias caras, com acessórios, com seguros...

3 - Pesquise

Se antecipe à Black Friday, pesquisando os preços dos produtos que deseja comprar para ver se os descontos que darão realmente são interessantes.

4 - Faça uma lista

Faça uma lista detalhada de tudo que pretende comprar e quem deseja presentear e quanto pretende gastar com cada um.

5 - Priorize o presente de Natal das crianças

Se estiver em situação financeira problemática, e quiser adiantar as compras de Natal, uma dica é priorizar as crianças. Será mais fácil explicar para os adultos o jovens o motivo de não receberem presentes.

6 - Só use sites confiáveis

Utilize a internet como meio de pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em sites confiáveis.

Fonte: R7

Avalie este conteúdo!
Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esse conteúdo para um amigo/familiar?
Obrigado pela sua participação!
Pessoas como você fazem da Capef um lugar melhor para todos :)
Erro ao enviar a pesquisa.